quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O Pêndulo de Foucault

" Dei me conta de que sabia muitas coisas desconexas entre si, mas que estava em grau de conectá-las em poucas horas com algumas visitas à biblioteca. . . era preciso arranjar uma teoria. Ora bastava ter idéias, todos estavam ávidos delas, melhor se não fossem atuais."

Agência de Informações Culturais:

Olá essas são as informações:
Ouve lá, os Motocallemin eram teólogos radicais muçulmanos dos tempos de Avicena, que diziam ser o mundo, como direi, uma poeirinha de merda , e se coagulou em formas só por vontade divina. Bastava Deus se ditrair por um momento para que o universo caíssem em pedaços. Pura anarquia de átomos sem sentido. Satisfeito? Trabalhei nisso três dias, veja só.

. . . aquele jogo que desafia a ir de salsisha a Platão em cinco passagens, por associação de idéias. Assim: Salsisha - porco - cerda - pincel - maneirismo - Idéia - Platão. Fácil (é divertido!)

O critério era rigoroso, e creio que seja o mesmo seguido pelos serviços secretos: não há informações melhores que as outras, a vantagem está em se ficharem todas depois procurar as conexões. As conexões existem sempre, basta querer encontrá-las.