segunda-feira, 15 de março de 2010

Checklist

Umberto Eco fez um tratado de "Como se fazer uma tese", René Descartes escreveu o "Discurso do Método", porém, o que está sendo comparado aos estudiosos renomados é a competência de que é exigida por astros e celebridades em suas listas de obrigações para a realização de um show ou aparição. Tanto Naomi Campbell quanto o vocalista do Van Halen, não gostam do Snickers roxo (a diva), e o do M&M marron (o astro). Exigem que seja colocado no camarin quilos das guloseimas sem a presença destes corpos estranhos.

Do livro : The Checklist Manifesto - How To Get Things Right (O Manifesto da Verificação - Como Fazer as Coisas Direito) de Atul Gawande.

Esse médico e jornalista meticuloso é obcecado pela eficiência. Qualidades desejáveis na posição de médico em que deve ser extremamente preciso afinal, lida com vidas em proporcões milimétricas.

Na busca de salvar um maior número de vidas e evitar um número significativo de perdas de pacientes em leito cirúrgico, ele afirma que é imprescindível a verificação do maior número de fatores possíveis. Criar métodos e desenvolver ritos de checagem diversificados.

Ele exemplifica que o pouso impecável do vôo 1549 da US Airways no rio Hudson, em 14 de janeiro de 2009 não resultou tanto do heroísmo do comandante Chesley Sullenberger III, mas da realização estrita dos procedimentos nas listas do Airbus 320 para vôo sem motores e pouso na água.

Taí a importância da metodologia da verificação de listas. As listas de aviação funcionam porque são o supra-sumo da breviedade e da objetividade.

Então, a checagem do M&M marrom do Van Halen compete para saber se as estruturas de palco também foram seguidas com precisão. Para que os holofotes estejam posicionados corretamente, e os nove caminhões de materiais estejam ok para hora do show, assim como os antibióticos dosados corretamente no centro cirúrgico.


Já checou a lista hoje?