segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional das Mulheres

Casos interessantes

1 - Um dos livros que vem sendo destacado na França pelo circuito intelectual é "I am Nujood, Age 10 and Divorced" - (Three Rivers Pass, editora). O livro conta a história de uma menina do Teerã de 10 anos de idade que foi oferecida pela família a um marido de 30 anos, entregador. A menina frequentava a escola regularmente e levava uma vida normal. Ao marido, foi pedido que não encostasse na menina antes que ela tivesse sua primeira menstruação. Ele a tirou da escola e nem deu ouvidos aos pedidos da familia. Indignada e com inteligência e força de vontade acima da média, Nujood entrou num táxi pediu que fosse levada a delegacia, e pediu para falar com um juiz, pois havia ouvido na escola que apenas um juiz poderia fazer um divórcio. Contou seu caso foi ouvida e se separou do "marido". O livro foi escrito com a ajuda de uma jornalista, e Nujood que possui agora 12 anos, pretende estudar e se formar advogada.

2 - O homem vem com seus efeitos especiais e investimento estratosférico, aí vem uma mulher que com sua inteligência e uma trama bem amarrada arremata o prêmio. Não é genial?

3 - A Devassa da Paris Hilton foi interditada. O Conar considerou a propaganda apelativa. Humm... no entando, o Carnaval Brasileiro se orgulha das mulatas, da pouca roupa, homenageia as musas e sempre regado a muita cerveja. Creio que Paris nem tenha um terço da devassidão de uma rainha de bateria, a considero inclusive aguada, e muito menos sou a favor da vulgarização feminina. O que deve mudar é a forma com que se vê e se vende cerveja, e não a mulher. Todos sabem que o Brasil é um país erotizado e que a mulher gostosa e a cerveja são paixão nacional. Quem ganhou com isso foi a marca que gerou uma polêmica em torno do que não se vê. Se eu quero uma devassa? Não obrigada!