sábado, 3 de abril de 2010

Contos Completos de Oscar Wilde

A Rouxinol e a Rosa

"Nem uma única rosa vermelha em todo o meu jardim!,lamentou-se o jovem, e seus belos olhos encheram-se de lágrimas. Ah! Como a felicidade depende de coisas tão simples! Eu li tudo o que os sábios escreveram, e possuo todos os segredos da filosofia, ainda assim, por desejar uma rosa vermelha, minha vida foi arruinada.

Trata-se mesmo de um verdadeiro apaixonado, disse a Rouxinol. O que eu canto, ele sofre; o que para mim é diversão, para ele é dor. Certamente o Amor é uma coisa maravilhosa. Tem mais valor que as esmeraldas e é mais mais desejado que preciosas e refinadas pedrarias de opala. Pérolas e romãs não podem comprá-lo, ainda que ele esteja exposto no mercado. Ele não pode ser adquirido por mercadores, nem pode ser mensurado em balanças para ouro."