domingo, 11 de abril de 2010

Espirituosidade

"Mito é algo que nunca existiu, mas que existe sempre" Joseph Campbell uma das grandes autoridades mundiais em mitologia.


Mitos são narrativas criadas para explicar algo, para justificar alguma coisa. Na prática não importa se o mito é verdadeiro ou falso; o que importa é a sua eficiência. O mito que funciona tem alto poder de sedução apelando para medos e fraquezas, oferecendo soluções, prometendo desenlances alternativos aos dramas que nos afligem diariamente. A fé num determinado mito reflete a paixão com que a pessoa se apega a ele.
(Hábitos criados por nós, com um adicional de fé)

Religiosos nunca mudarão de opinião, enquanto um cientista, diante de evidência convincente, é forçado eticamente a fazê-lo. Talvez seja essa a distinção mais essencial entre ciência e religião; o ver para crer da ciência versus o crer para ver da religião.
(Quem nunca muda de opinião não possui uma própria para mudá-la!)

" A ausência de evidência não é evidência de ausência". Carl Sagan

No caso das divindades, não vejo evidência delas, mas não posso descartar sua existência por completo, por mais que duvide dela. É uma coexistencia do existir e do não-existir que é incômoda tanto para os céticos quanto para os crentes. Mas talvez seja inevitável.
(Experiência do Gato de Schrodinger, e o gato está morto ou vivo?)

A ciência caminha pelo acúmulo de observações e provas concretas, replicáveis por grupos diferentes. A religiosidade é individual e subjetiva, mesmo que, às vezes seja induzida em rituais públicos.

A verdadeira experiência religiosa é espiritual e não depende de dogmas. Apesar de o natural e o sobrenatural serem irreconciliáveis, a busca pelo conhecimento científico é em essencia religiosa. É uma busca lógica por uma resposta a uma pergunta subjetiva.

Realmente não tenho como explicar porque já achei três medalhinhas da Nossa Senhora das Graças em duas semanas, seria dela uma manifestação?

*Sou agnóstica portanto não levo muito a sério santos e afins. Mas que a medalha surge do nada ela surge!

"Sonhos são como deuses se deixarmos de acreditar neles, deixam de existir".