terça-feira, 30 de novembro de 2010

Esmeralda

Esmeralda era a deusa sagrada dos Incas. Antigamente esta pedra era dada às jovens como um talismã para ter proteção. A gema também foi associada à deusa romana das florestas, Diana, protetora das mulheres jovens e padroeira dos partos, atribuindo-se às esmeraldas o dom de garantir um nascimento fácil. Os egípcios acreditavam que esta pedra estava associada à fertilidade e ao renascimento.
Vem de longe o fascínio que as esmeraldas exercem sobre as pessoas sensíveis e apaixonadas. Admirada a mais de quatro mil anos, a gema tem fama de avivar a inteligência e o coração, além de ser vista até hoje como guardiã do amor: diz a lenda que as esmeraldas perderiam a cor se um dos parceiros fosse infiel. Ela não só empresta seu nome às bodas de vinte anos de casamento, como simboliza o amor duradouro e sempre jovem.

Mas existem muitas LENDAS ainda sobre esta pedra:
Era a pedra que curava doenças dos olhos. Seus poderes terapêuticos começam pela cor verde, que possui propriedades calmantes e é apontada entre todas as cores como a que mais sensibiliza o olhar. Acreditava-se que seria possível aliviar ou até curar inflamações e infecções, bastando deixar uma esmeralda sobre os olhos dos pacientes.
Sonhar com esmeraldas significa futuro brilhante e renovação de antigas afeições.
Não é para menos que a esmeralda, identificada com o poder de renovação da natureza, seja cultuada há tanto tempo como um dos mais belos, valiosos e poderosos talismãs.
DESCOBERTA: As esmeraldas foram descobertas no Brasil em 1963. A partir de então o país vem produzindo mais esmeraldas do que qualquer outro e suas gemas são consideradas de altíssima qualidade. Os estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás são atualmente os maiores produtores.

LAPIDAÇÃO: Artesãos especializados na lapidação de esmeraldas podem ser encontrados principalmente no Brasil, Japão, na Índia, e em Israel. O trabalho demanda cuidados e habilidades especiais, em razão do alto valor da pedra bruta, e se faz muitas vezes em corte retangular conhecido como "Lapidação esmeralda".
BÁLSAMO: Segundo os povos orientais, as esmeraldas podiam aliviar ou curar muitos males. Talismã para escorpião. Depurava o sangue, interrompia náuseas e removia qualquer sofrimento do corpo e da mente.
BOA SORTE: Astrólogos antigos dedicavam esmeraldas ao deus Mercúrio e a pedra era levada por viajantes e marinheiros como talismã especial para amaciar as estradas, acalmar os mares e trazer boa sorte às suas aventuras.
PATRIMÔNIO: Conhecidas por resistirem séculos nas profundezas dos ocenaos, até serem resgatadas por caçadores de tesouros naufragados, as esmeraldas podem ter durabilidade ilimitada, tornando-se um patrimônio prezado e admirado por gerações e gerações de uma mesma família. Espécies totalmente transparentes, de verde puro, são raríssimas, ocupam lugar de destaque no ranking de qualidade e podem ser mais valiosas do que diamantes. A esmeralda, assim como o berilo e a água-marinha, é do grupo do berilo e é a pedra mais nobre dele. O seu nome provém do grego "smaragdos", mas a origem provavelmente é do hindu antigo e significa "pedra verde".
JAZIDAS: As jazidas mais importantes de esmeralda estão na Colômbia. A melhor delas foi explorada pelos Incas e posteriormente abandonada. No séc XVII esta jazida foi redescoberta e possui esmeraldas de qualidade muito fina. Existem também jazidas no Brasil e no Zimbabue.
CUIDADOS: A esmeralda não deve ser utilizada em atividades como esportes, trabalhos de casa ou qualquer outra atividade onde a esmeralda possa receber pancadas. A esmeralda é uma pedra muito sensível a batidas fortes e riscos. Deve-se evitar também mudanças de temperatura repentinas.