segunda-feira, 21 de março de 2011

O Enigma do Oito -

Peão na Quarta Casa da Dama
As aberturas com o Peão da Rainha -aquelas que começam com P4D - são aberturas "cautelosas". Isso significa que o confronto tático entre as duas forças oponentes se desenvolverá de forma bastante lenta. Há espaço para muitas e variadas manobras e demora até ocorrer o feroz corpo a corpo com o inimigo. O xadrez posicional se torna a essência, em tais casos.
(Fred Reinfeld) Manual Completo das Aberturas do Xadrez 

A Morte fala:
-Havia um comerciante em Bagdá que mandou um servo comprar provisões no mercado, e daí a pouco o servo voltou, pálido e trêmulo, e disse: "Senhor, agora mesmo, quando estava no mercado, fui empurrado por uma mulher, no meio da multidão, e quando me voltei vi que fora a Morte que me empurrara. Ela olhou-me e fez um gesto ameaçador; por isso, empreste-me seu cavalo e sairei desta cidade, para escapar a meu destino. Irei para Samarra, e aí a Morte não me encontrará." O comerciante emprestou-lhe seu cavalo, o servo montou nele, enterrou-lhe as esporas nos flancos e partiu tão velozmente quanto o cavalo podia galopar. Então o comerciante foi ao mercado e viu-me, de pé, entre a multidão; aproximou-se de mim e disse: "Por que fizeste um gesto ameaçador a meu servo quando o viste pela manhã?", respondi, "foi apenas um sobressalto de surpresa. Fiquei assombrada de o ver aqui em Bagdá, pois eu tinha um encontro marcado com ele para esta noite em Samarra."
(William Somerset Maugham)