terça-feira, 22 de março de 2011

O Enigma do Oito -

- A razão pela qual pedi a presença de vocês aqui, hoje, foi o desejo de fazer uma experiência. Estudei, durante toda a vida, os estranhos poderes da música. Poucos seriam capazes de ousar negar a existência de tais poderes. Ela é capaz de tranquilizar um animal feroz e de induzir à batalha um homem pacato. Com o tempo, aprendi, mediante a inúmeras experiências, o segredo desses poderes. A música tem uma lógica própria. É semelhante à lógica da matemática, mas apresenta algumas diferenças, pois ela não se comunica simplesmente com nossas mentes. A música na verdade, modifica o nosso pensamento, de modo imperceptível.

- Eu sentia que Bach atingira um ponto de minha alma que nem eu próprio sabia definir. Ele tocara algo de cuja existência eu sempre soubera, mas que só era capaz de sentir quando ouvia a melodia linda e pungente ou quando jogava xadrez.

- Quero dizer que o Universo é como um jogo matemático numa escala gigantesca. A música é uma das mais puras formas de matemática. Qualquer fórmula matemática pode ser convertida em música, como acabei de fazer com a do doutor Euler.