quarta-feira, 23 de março de 2011

O Enigma do Oito -

O Centro do Tabuleiro
Aqui e ali, nas literaturas mais antigas, encontramos lendas a respeito de jogos misteriosos e difíceis, criados e jogados por sábios, monges e cortesãos de monarcas esclarecidos. Às vezes, tais jogos assumem a forma do xadrez, com as peças e as casas do tabuleiro ocultando significados secretos que se sobrepõm às funções normais.
(Hermann Hesse - O Jogo das Contas de Vidro)

Eu jogo pelo prazer do jogo - (Sherlock Holmes)

Aprendera bastante para saber a diferença entre tática e estratégia. A tática consiste em movimentos imediatistas, para assegurar posições. Mas é a estratégia que leva à vitória.
[...]
Eu passara a vida usando táticas, manobras a curto prazo; nunca conseguia ver o tabuleiro todo porque meu olhar ficava preso às peças. Talvez estivesse na hora de tomar as peças que me atrapalhavam a visão.
[...]
Affaires significa "casos" e também "negócios". Venho à negócios.

- Então, temos de continuar andando.
Deixou uma das mãos em meu ombro e me conduziu adiante pela praia.
- Não consigo pensar, falar, jogar xadrez... Não consigo fazer nada se não tiver liberdade de movimentos.

Manobra
Eu deveria transformar qualquer ataque adversário em vantagem.
*Quadrado Mágico