quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Fogo

TABULEIRO

- Então escreverei para você todos os meus pensamentos acerca do assunto qualquer dia desses. Mas, pelo menos nesse meio tempo, enquanto o cérebro está encarregado de todos os problemas matemáticos e arquitetônicos, tais como o peso de sustentação de uma arcada ou a quadratura do círculo, isso me informa que esse quadrado de nove por nove de nossa pirâmide possui outro significado ainda mais importante. Quando consultamos Heródoto, descobrimos que essa mesma proporção aparecia no desenho da antiga cidade de Babilônia, uma cidade de nove por nove milhas. Isso evoca um fascinante enigma matemático que talvez você não tenha ouvido falar, 'um quadrado mágico', no qual cada caixa matriz de nove por nove deve ser preenchida com um número de tal forma que cada fileira, cada coluna e cada diagonal somadas darão o mesmo total. (SUDOKU)

Meu predecessor como representate americano na França, Benjamin Franklin, era um especialista em quadrados mágicos. Eles são comuns nas culturas da China, Egito e Índia. Ele se divertia completando-os enquanto estava no Congresso. Ele podia criar um, dizia ele, com a mesma rapidez com a qual anotava os números nas caixas, ele descobriu muitas soluções geniais para as fórmulas. O Sr. Franklin descobriu a fórmula para o quadrado de Babilônia. Ele fizera uma apanhado para a coleção de obras esotéricas raras de Richard - a famosa gravura em cobre de um quadrado mágico, feita em 1506 por Albrecht Durer e que mostrava a sua relação com a teoria da mediocridade de Pitágoras e com Os Elementos, de Euclides.

Franklin fez algo ainda melhor!
- O Dr. Franklin acreditava que ao recriar as fórmulas antigas para todos esses quadrados mágicos ele poderia demosntrar que qualquer cidadeconstruída com tais proporções fora criada para invocar os poderes específicos daquela fórmula, junto com seu específico número, planeta ou deus. (Como coordenadas zoroatristas).

- Franklin era, é claro, um maçom como o nosso general Washington e um pouco místico. Mas, na verdade, há pouco de místico em tal idéia. Todas as grandes civilizações da Antiguidade, da China às Américas, construíram uma nova cidade sempre que estabeleceram suas novas regras. É isso que significa 'civilização', afinal, civitas, da cidade, do sânscrito çi, 'estabelecer, colonizar, criar raízes', em oposição ao selvagem ou nômade que constrói estruturas que pode desmontar e carregar consigo e que são frequentemente redondas. Ao criar cidades na forma de um quadrado com tais propriedades mágicas, os civilizados da Antiguidade esperavam invocar uma nova ordem mundial, que só pode ser criada por pessoas sedentárias, arquitetos da ordem.

Haviam também as cidades desenhadas em forma de um círculo, como Viena, Karlsruhe e Bagdá.

A narrativa tem por intenção aludir aludir àquela outra matriz, de oito por oito. O Tabuleiro de Xadrez. E o fato de que o próprio tabuleiro, a matriz, muito mais do que as peças, a parte que talvez fosse mais importante.

Jefferson, era um grande acadêmico e um estudioso de arquitetura de Andrea della Gondola (Palladio) e também de Vitruvio Polião (Dez Livros de sobre Arquitetura).

*Vitruvio explica a importância da simetria e da proporção ma construção de um templo em relação ao corpo humano. De escolher o local de uma cidade e planejar direçõesdas ruas em relação às oito direções dos ventos. Os efeitos do zodíaco, do sol, da lua e dos planetas sobre a construção de um novo espaço civil ou religioso.

- O tabuleiro de xadrez não fornece a resposta - disse Maria enigmaticamente,  - ele fornece a chave.

O arquiteto Vitrúvio também morava em Roma na época de Jesus e Augusto, e também de Caio Cestio. logo, a senhora quer dizer, madame, que foi Vitrúvio quem desenhou essa pirâmide com suas proporções cósmicas? 'Quadratura' do círculo, trazer o céu à Terra aqui em Roma.

E Jefferson estudioso de arquitetura que era compreendeu o significado de tudo isso quando esteve no Désert. Sem perder tempo, Jefferson viajou para todas as cidades que pôde na Europa, estudou suas formas e comprou gravuras caras e detalhadas dos planos de cada uma delas.

- Em 1790, assim que Jefferson deixou a Europa e exatamente no mesmo momento em que George Washington era eleito presidente, Jefferson persuadiu o presidente a fazer com que o Congresso comprasse um pedaço de terra na forma de um quadrado pitagórico, ou seja, baseado no número dez.
'Pelo coração de seu quadrado passavam três rios que se encontravam no meio para formar a leta Y', um símbolo pitagórico.
*Nenhuma delas, contudo, é comparável à antiga Babilônia. Pierre l'Enfant.
E assim foi feito o desenho e a construção do Capitólio, para essa grande cidade nova.

O tabuleiro de xadrez, a cidade bíblica de Babilônia e a cidade nova criada por Jefferson e Washington são todos baseados no mesmo plano. - Quadrados Mágicos!.

O tabuleiro era a chave.

- O quadrado oito por oito do tabuleiro de xadrez de Al-Jabir - como até mesmo o Baba apontara desde o início - possuía vinte e oito quadrados em torno de seu perímetro, o número de letras do alfabeto arábico (todo talhado em ouro e pedras preciosas).
- O quadrado de nove por nove da pirâmide egípcia, da antiga cidade de Babilônia, possuía um perímetro de trinta e dois quadrados: as letras do alfabeto persa.
- Mas um quadrado de dez por dez conteria trinta e seis quadrados em torno de seu perímetro, representando não as letras de um alfabeto mas os 360 graus de um círculo.

A cidade nova que Jefferson construíra nos três rios e que ele fora inclusive o primeiro a ocupar como presidente dos Estados Unidos havia sido ela própria desenhada para trazer o céu à Terra, para unir o cérebro e o coração - para estabelecer a quadratura do círculo.

Essa cidade era Washington.