sábado, 17 de setembro de 2011

O Fogo

Eu fui até a floresta de avelâs,
Porque havia um fogo em minha cabeça.

W.B. Yeats, A Canção do Andarilho Aengus

O Aengus de Yeats, tinha o fogo em sua cabeça que oss xamãs em todos os cantos do mundo acreditam ser sua fonte de esclarecimento, iluminando visões de outras realidades. A jornada xamanística começa onde termina a mente.

Tom Cowan, Fire in the Head

Ele adorava os sons dos xamãs porque tranquilizavam seus pensamentos, criando uma espécie de harmonia que parecia fluir por seu corpo e ajudava a curar seus nervos desgastados e danificados. Regeneração.
O fogo retornava: o fogo que preenchia sua cabeça com aquela luz que queimava, com aquela dor lancinante - não física, muito mais parecida com algo que emanava do interior de sua psique.
Cura nas águas minerais.

*Etugen: é aquela que os Chukchi chamam qacikechca, similar a um homem, uma xamã do sexo feminino de linhagem aboígene, os enenilit, aqueles com o espírito, aqueles com grande poder. Mas apesar de todas as fortes ervas e as habilidosas técnicas que os anciãos e´mpregaram para curar a sua carne, a Etugen disse que você só recuperaria seu espírito se pudesse começar a travessia, a jornada que vai do povo dos mortos, o Peninelau, até o local dos vivos, pelo esforço de sua própria vontade.

A Eutugen diz que seu ferimento não é apenas da carne, mas também do espírito. É perigoso sondar essa ferida psíquica enquanto ela ainda está sendo curada; ela ainda retorna a você em lampejos. Você as vezes é atacado pela insônia, uma espécie de acesso de nervosismo ou histeria causado pelo que parecem ser temores irracionais. Mas a Eutugen acredita que esses temores de seu trauma aflore nauralmente, apesar do quanto isso possa ser demorado e pareça difícil.
 Então, quando a sua carne estiver suficientemente curada para você poder fazer a segunda parte da jornada, nós nos encaminharemos para o norte, para começar aquela outra jornada que curará a sua alma. Pois você viveu entre os mortos, tem o fogo em sua cabeça, você passou por esses testes para se tornar um hetolatigiu, o que olha para dentro, um profeta xamã.

* o melhor é observar e esperar. Porque ao tentar com muito afinco agarrar aquelas lembranças agradáveis, ele poderia incorrer no perigo maior de matar a galinha de ovos dos ovos de ouro e perder tudo.

As lembranças podem ser como vapor ou névoa.