sábado, 17 de setembro de 2011

Rubedo

Rubedo é uma palavra em latim que significa avermelhado. Foi adotada pelos alquimistas no século XV e XVI para designar o quarto e último estado da alquimia: a iluminação. É precedido pelos estados nigredo (morte espiritual), albedo (purificação), e citrinitas (despertar).


RUBEDO

O ditado àrabe "O Sangue correu, o perigo, acabou" expressa sucintamente a ideia central de todo sacrifício: que a oferenda apazigua o poder... A força motora por trás do mecanismo do sacrifício, a mais característica das inferências simbólicas do sangue, o símbolo zodiacal de Libra representandoa legalidade divina, a consciência interior do homem... por exemplo, na alquimia, quando a matéria passa do estágio branco (albedo) para o vermelho (rubedo)

J.F. Cirlot, Dicionário de Símbolos: "Sangue"

O Mito de Prometeu... é uma ilustração sublimada que confirma a relaçãoalquimista entre princípios voláteis e fixos. Ao mesmo tempo o sofrimento (como aquele de Prometeu) corresponde à sublimação por causa de sua associação à cor vermelha - a terceira cor do Magnum Opus alquimista, vindo depois do preto e do branco.

J.F. Cirlot, Dicionário de Símbolos: "Prometeu"


*Sacrifício - Superação