sexta-feira, 14 de outubro de 2011

é possível

Tomadas de decisão
A probabilística é o ramo da matemática que estuda a possibilidade de algo acontecer.
Probabilidade chance de algo acontecer.
A probabilidade da impossibilidade é zero; da certeza é um e o resto está no meio.
Rapsodomancia era a prática de buscar orientação mediante a escolha casual de um trecho de obra literária.
Se Deus permitir ... quando escolha é bíblica.

E denovo os astrágalus ... que foram os primeiros tipos de dados advinhatórios, é o osso do calcanhar de carneiro ou bode, com quatro facetas distintas ... e vários lugares como na India usavam dados em formatos toblerone, piramidal e octoedros (oito lados) no Egito, haviam tambem dados dodecaedros (doze lados) e icosaedros (vinte lados), a pior escolha é o tetraedro (quatro lados), porque não rola direito e tem apenas quatro lados.
A forma mais popular do dado é o cubo. E mais fácil de fazer, a quantidade de dígitos não é nem pequena nem grande, ele rola bem, mas sem excessiva facilidade, e o número que fica para cima é identificável de pronto.

Jogue um dado e a chance de sair seis é de 1/6. Joque outro dado e a chance de sair seis também  é de 1/6. Quais as chances de jogar um par de dados e sair um par de seis? A regra básica da propabilidade é que as chances de dois acontecimentos independentes ocorrerem é a mesma de um acontecimento ocorrer multiplicada pela chance de o segundo acontecimento ocorrer. Quando se joga um par de dados, o resultado do primeiro dado é independente do resultado do segundo e vice-versa. Portanto, a chance de saírem dois seis é de 1/6 x 1/6, ou seja 1/36. Pode-se constatá-lo visualmente contando todas as combinações possíveis de dois dados: há 36 resultados igualmente prováveis e apenas um deles é um seis e um seis.