quarta-feira, 25 de julho de 2012

Teatro Alquimico

Seria o dia e a noite um mero mistério geométrico?
E tudo quanto nos cerca nesse intervalo métrico adquire um status de eterno presente.


O amor humano é uma preparação para o amor divino. Tudo parte na semelhança. E quando o amor é verdadeiro os amantes se identificam um com o outro. Passamos do amor solitário ao amor reciproco. Semelhança e reciprocidade fundamentam a sua estrutura: A semelhança gera o amor. A semelhança é uma certa natureza igual em vários. Pois se eu sou semelhante a ti, tu também és necessariamente semelhante a mim. Portanto, a mesma semelhança, que impele que eu te ame, assim como tu me amas, obriga-te também a me amares. - Ficino "Teatro Alquimico"

Camões: o amador se transforma na coisa amada e em si mesmo possui a parte desejada.