Como podemos chegar a essa nova e vital necessidade? Como
contemplar essa justiça e ser saciados? Percorrendo a única via
libertadora, o caminho da transmutaçáo e da transfiguração.
A Escola Espiritual volta-se especialmente para o homem que
neste mundo é denominado o tipo Caim. Como sabeis, Caim é
a imagem contrária de Abel. O conceito "Caim" evoca a ideia de
posse. Caim é o possuidor. Ele se defronta com Abel. "Abel" evoca
a ideia de aparência. É o homem que se compraz na aparência e
dela não sai; que adora misticamente a luz espiritual e lhe oferece
sacrifícios, mas não deixa que essa luz trabalhe nele para uma
regeneração. É por isso que Caim se defronta com Abel. É por isso
também que Caim deve destruir a aparência e transformá-la em
vida. Se Caim fizer esse gesto segundo a natureza, ele se tornará
um assassino, um destruidor. Se o fizer, porém, segundo o espírito, ele se tornará um triunfador e mudará a face do mundo.
A Escola Espiritual dirige-se aos homens do tipo Caim, aos
possuidores, ou seja, aos que possuem algo - ainda que rudimentar - do saber original; aos que possuem algo do estado de ser da ordem divina do passado, algo desse passado que, ainda desperto neles, os impele à ação, mesmo que, no momento, não sejam capazes de manejar as chaves. Para eles, o Livro da Vida ainda está fechado com sete selos.
Em nossa natureza, Caim é um possuidor que não sabe o que
fazer com sua posse. É a ele que a Escola Espiritual se dirige com
seu método de trabalho. Ela o submete à lei divina, que é ordem e
sistema; ela apela à posse ainda caótica do aluno. Desse modo, os
poderes e talentos adormecidos são sistematicamente liberados
sob a lei até que o aluno esteja em condição de ser, ele mesmo, a
lei. Então, o homem-Caim pode viver e trabalhar baseado em sua
posse, e o filho perdido reencontra o país da luz original. Faminto
e sedento de justiça, ele é, na natureza, saciado pela fonte eterna
de todas as coisas.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.
(O Mistério das Bem-aventuranças - Jan van Rijckenborgh)
Blessed are those who hunger and thirst for righteousness, for they shall be filled
How can we reach this new and vital necessity ? as
contemplate and be satisfied that justice ? Traversing the only way
liberating the path of transmutation and transfiguration.
The Spiritual School turns especially to the man who
this world is called the Cain type . As you know , Cain is
the opposite picture of Abel . The " Cain " concept evokes the idea of
possession . Cain is the possessor . He confronts Abel . " Abel " evokes
the idea of appearance. It is the man who delights in appearance and
it does not come out , that loves mystically spiritual light and gives you
sacrifices , but do not let that light work on it for a
regeneration. That's why Cain confronts Abel . That is why
Cain also must destroy the look and transform it into
life. If Cain does this gesture according to nature, it will become
a murderer , a destroyer . Doing so , however, in the spirit , he will become a victor and will change the face of the world .
The Spiritual School is aimed at men of Cain-type , the
holders, ie , those who have something - however rudimentary - the original knowledge; those who possess something of the status of being the divine order of the past , something that past that still awake in them , spurs them to action , even in time , are not able to manage the keys . For them , the Book of Life is still closed with seven seals .
In our nature , Cain is an owner who does not know what
make their possession . It is to him that the Spiritual School is directed to
his method of working . She submits to the divine law , which is order and
system, it appeals to the student's possession still chaotic . Thus, the
powers and dormant talents are systematically released
under the law until the student is in a position to be itself , the
law. Then the man - Cain can live and work based on their
possession , and the lost son reunited the country of the original light. hungry
and thirsty for justice , it is , in nature , satiated by the eternal source
of all things .
Blessed are those who hunger and thirst for righteousness, for they shall be filled .
( The Mystery of the Beatitudes - Jan van Rijckenborgh )