quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O Livro de Mirdad 25

Lectorium Rosicrucianum

25

O dia da videira e sua preparação 
Mirdad desaparece em sua véspera

Naronda: Aproximava-se o dia da videira e nós, da Arca, inclusive o Mestre, juntamente com esquadrões de ajudantes voluntários que vieram de fora, estávamos ocupados, dia e noite, preparando tudo para a grande festa. O Mestre trabalhava com tanto afinco e era tão pródigo de sua força que até mesmo Shamadam comentou o fato com evidente satisfação.

As grandes adegas da Arca haviam sido varridas e caiadas, e vintenas de grandes vasilhas de barro e de barris, contendo vinho, tinham sido limpas e arrumadaspara receberem o vinho novo. Muitas outras vasilhas e barris, contendo vinho da vindima do ano anterior, estavam à mostra, para que os compradores pudessem provar e examinar seu conteúdo. Era costume vender, em cada dia da videira, o vinho do ano anterior. 

Os espaçosos pátios da Arca tinham de estar bem limpos e arrumados, e centenas de tendas e barracas ali teriam de ser armadas, para nelas se hospedarem os peregrinos e para os mercadores exporem suas mercadorias durante toda a semana qie duravam as festividades.

O grande lagar tinha de ser posto em orden e estar pronto para receber imensa quantidade de uvas, que eram trazidas à Arca pelos seus muitos arrendatários e fregueses, às costas de jumentos, mulas e camelos. Era necessário assar enorme quantidade de pão e de outras provisões, para vender àqueles cujas provisões se houvessem esgotado ou que viessem inteiramente sem elas.

O dia sa videira, que a princípio era uma ocasião para ação de graças, devido ao extraordinário senso e habilidade comercial de Shamadam havia sido prolongado para uma semana e transformado em uma espécie de feira, à qual  homens e mulheres de todas as esferas de vida, de perto e de longe, acorriam, cada ano em maior número.

Príncipes e mendigos, lavradores e artesãos, gente que buscava lucro e a gente que buscava prazer e outras coisas, beberrões e abstêmios totais, peregrinos religiosos e vagabundos ímpios; homens do templo e homens da taverna, acompanhados de horda de bestas de carga - eis a multidão díspar que invade o sossegado Pico do Altar, duas vezes por ano, no dia da videira, no outono, e no dia da Arca, na primavera.

Nenhum peregrino chega à Arca, em qualquer dessas ocasiões, de mãos vazias; todos trazem presentes de uma ou outra espécie, variando as prendas de um cacho de uvas ou uma pinha até um colar de pérolas ou de diamantes. Isto além da taxa de dez por cento, que é cobrada de todos os mercadores.

É costume, no dia em que se iniciam as festas, sentar-se o Superior em uma plataforma alta, posta debaixo de um grande caramanchão adornado com inúmeros cachos de uvas, e abençoar, abençoar e receber os presentes e depois beber com ela a primeira caneca da nova vindima. Ele costuma encher para si um copo, despejando o vinho de uma cabaça de pescoço longo, e depois entregar a cabaça a um dos companheiros para passá-la à multidão, enchendo-a cada vez que se esvazia. Depois que todos enchem seus copos, o Superior pede-lhes que os levantem bem alto e cantem com ele o hino à vide sagrada, que se diz ter sido cantado pelo pai Noé e sua família, quando pela primeira vez provaram a seiva da vide. Tendo cantado o hino, a multidão esvazia suas taças com gritos de alegria e diapersa-se para dedicar-se taças com gritos de alegria e disper-se para dedicar-se a seus vários negócios e prazeres.
É este o hino à vide sagrada:

Salve a vide sagrada!

Salve o maravilhoso sarmento 
Que alimenta seu rebento
E enche sua fruta dourada 
Com o vinho vivificante.
Salve a vide sagrada!

Orfãos do dilúvio,
Encalhados na lama,
Provai e abençoai o sangue
Da parreira abençoada .
Salve a vide sagrada!

Vós, no barro aprisionados,
Vós, peregrinos estraviados:
O resgate e o caminho
Estão na planta divina - 
A vide, a vide, a vide!

Na manhã do dia anterior à abertura sas festividades não foi possível encontrar o Mestre. Os sete estavam inenarravelmente alarmados e, de imediato, organizou-se uma busca rigorosa. Durante o dia todo e à noite, com tochas e lanternas, procuraram-no na Arca e nas vizinhanças, porém nem indícios do Mestre foi possível encontrar. Shamadam mostrava-se tão interessado e tão preocupado que ninguém suspeitou de que estivesse envolvido no misterioso desaparecimento. Todos, porém, estavam convencidos de que o Mestre havia sido vítima de uma perversa cilada.

As grandes festividades prosseguiam, porém, os sete etavam mudos e moviam-se para cá e para lá como sombras. A multidão havia cantado o hino e bebido o vinho, e o Superior havia descido da plataforma, quando ouviu-se uma voz que se elevava acima da confusão e do ruído, feito pela massa do povo: "Queremos ver Mirdad! Queremos ver Mirdad!"

Reconhecemos que a voz era de Rustidion, que havia espalahdo, por léguas ao redor, tudo o que o Mestre havia feito por ele. Dentro em pouco, seu grito principiou a ser repetido pela multidão, e o clamor pelo Mestre tornou-se geral e ensurdecedor, o que nos enchia os olhos de lágrimas e nos fechava a garganta como em um torno.
Subitamente, o tumulto amainou, e grande silêncio espalhou-se sobre a multidão; e quase não podíamos crer em nossos olhos, quando vimos o Mestre, na plataforma, acenando para a multidão. 


Lectorium Rosicrucianum

25

The day of the vine and its preparation
Mirdad disappears in your Eve

Naronda: was approaching on the vine and we, the Ark, including the Master, along with squads of volunteer helpers who came out, we were busy, day and night, getting everything ready for the big party. Mestre worked so hard and was so lavish of their strength to even commented on the fact Shamadam with evident satisfaction.

The large cellars of the Ark had been swept and washed, and scores of large crocks and barrels containing wine, had been cleaned and arrumadaspara receive the new wine. Many other pots and barrels containing wine harvest of the previous year, were on display, so that buyers could prove and examine its contents. It was the custom to sell on each day of the vine, wine last year.

The spacious courtyards of the Ark had to be very clean and tidy, and hundreds of tents and stalls there would have to be armed to them staying pilgrims and merchants to present their goods throughout the week qie lasted the festivities.

The large mill had to be put in orden and be ready to receive huge quantities of grapes, which were brought to the Ark for its many tenants and customers, on the back of donkeys, mules and camels. It was necessary to bake huge amount of bread and other provisions to sell to those whose reserves are exhausted or had to come entirely without them.

The day sa vine, which at first was an occasion for thanksgiving, due to extraordinary business sense and ability to Shamadam had been extended for a week and turned into a kind of fair, to which men and women from all walks of life , from near and far flocked each year in greater numbers.

Princes and beggars, farmers and artisans, people who sought profit and people seeking pleasure and stuff, drinkers and total abstainers, religious pilgrims and wicked vagabonds, men and women of the temple of the tavern, accompanied by horde of beasts of burden - that is the disparate crowd that invades the peaceful Peak Altar twice a year, on the vine in the fall, and in the day of Noah, in the spring.

No pilgrim arrives at the Ark, on any of these occasions, empty-handed, all bring a gift or otherwise, varying the gifts of a bunch of grapes or a pine cone to a string of pearls or diamonds. This addition to the rate of ten per cent, which is charged to all merchants.

It is customary, in the day that begins the holidays, sit Superior on a high platform, placed under a large arbor adorned with numerous clusters of grapes, and bless and bless and receive the gifts and then drink with her the first mug new vintage. It tends to fill itself a glass, pouring wine from a long-necked gourd, gourd and then deliver to one of the companions to pass it to the crowd, filling it every time it empties. After all fill their cups, the Superior asks them to raise the loud and sing the anthem with him the sacred vine, said to have been sung by the father Noah and his family, when I first tasted the sap of the vine. Having sung the hymn, the crowd empties their glasses with shouts of joy and to devote diapersa-up cups with shouts of joy and dispersed to engage in their various business and pleasure.
Is this sacred hymn to see:

Save the holy see!

Save the wonderful sarmento
Feeding her offspring
And fill their golden fruit
With the quickening wine.
Save the holy see!

Orphans of the flood,
Stuck in the mud,
Taste and bless the blood
Blessed the vine.
Save the holy see!

You, trapped in mud
Ye pilgrims estraviados:
The redemption and the way
Are in God's plan -
The vine, the vine, the vine!

On the morning of the day before the opening festivities sas unable to find the Master. The seven inenarravelmente were alarmed and immediately organized a thorough search. Throughout and at night with torches and lanterns the day, looked him in the ark, and in the vicinity, but no evidence could be found of the Master. Shamadam showed up so interested and so worried that no one suspected that he was involved in the mysterious disappearance. However, everyone was convinced that the Master had been the victim of a vicious trap.

The major festivities progressed, however, the seven etavam dumb and moved to and fro like shadows. The crowd had sung the hymn and drinking wine, and Superior had descended from the platform, when he heard a voice that rose above the noise and confusion made by the mass of the people: "We want to see Mirdad Mirdad We want to see!"

We recognize that the voice was Rustidion, who had espalahdo, for leagues around, all that the Master had done for him. Before long, his cry began to be repeated by the crowd, and the clamor for the Master became general and deafening, which filled our eyes with tears and closed in the throat as in a vise.
Suddenly the tumult subsided, and great silence spread over the crowd, and we could hardly believe our eyes when we saw the Master, on the platform, waving to the crowd.