domingo, 12 de janeiro de 2014

O Livro de Mirdad 15

Lectorium Rosicrucianum
15

Shamadam faz um esforço para expulsar Mirdad da Arca 

O Mestre fala acerca de insultar e ser insultado e de encarar o mundo com a Sagrada Compreensão

Naronda: Mal havia Mestre terminado, e eis que surgiu à entrada do Ninha da Águia o vulto corpulento do Superior, como que impedindo a entrada do ar e da luz. E passou-me logo pela mente que o vulto, à entrada, não era senão um dos arquidemonios sobre os quais o Mestre acabava de falar-nos.
Seus olhos pareciam lançar chispas de fogo, e sua barba eriçou-se, quando avançou para o Mestre, agarrando-o pelo braço, em uma evidente tentativa de  arrancá-lo dali.

Shamadam: Acabo de ouvir as coisas terríveis que tua mentalidade vil está vomitando. Tua boca é uma torneira que verte veneno. Tua presença é um agouro de maldades. Como Superior desta Arca, convido-te que te retires imediatamente.

Naronda: O Mestre, embora franzino, com a maior facilidade se manteve firme, como se ele fosse um gigante e Shamadam um recém-nascido. Sua equanimidade era admirável ao olhar para Shamadam e responder:

Mirdad: Só tem o poder de convidar a retirar-se aquele que convidou a entrar. Tu, Shamadam, por acaso convidaste-me a entrar?

Shamadam: Foi tua baixeza que me moveu o coração pela piedade a permitir tua entrada.

Mirdad: Meu amor, Shamadam, é que moveu tua baixeza. E aqui estou, Shamadam, e comigo está meu amor, mas tu não estás nem aqui nem lá. É só tua sombra que esvoaça para cá e para lá, e eu vim para recolher todas as sombras e queimá-las no sol.

Shamadam: Eu já era Superior desta Arca muito antes que teu bafo principiassea emprestar o ar. Como ousa tua língua vil dizer que não estou aqui?

Mirdad: Antes que estas montanhas fossem, já eu era, e serei depois que elas já se houverem transformado em pó.
Sou a Arca, o altar e o fogo. Se vós não vos refugiardes em mim, sereis presa da tempestade. Se não vos imolardes diante de mim, não conhecereis. A imunidade contra as sempre afiadas facas dos inúmeros açougeiros da morte. Se meu fogo delicado não consumir-vos, serei combustível para o fogo cruel do Inferno.

Shamadam: Ouvistes ? Não ouvistes companheiros? Atiremos este impostor blasfemo ao abismo!

Naronda: Novamente Shamadam atirou-se ao Mestre e agarrou-o pelo braço com vontade de arrastá-lo par fora, mas o Mestre não temeu nem se moveu. Também os companheiros não fizeram o mais leve movimento. Depois de uma pausa enervante, a cabeça de Shamadam pendeu-lhe para o peito, e ele fugiu do Ninho da Águia, resmungando de si para si: "Eu sou o Superior desta Arca. Hei de fazer valer a autoridade que Deus me deu."

O Mestre esteve muito tempo meditando, sem falar, mas Zamora não pôde conservar-se em paz.

Zamora: Shamadam insultou nosso Mestre. Que quer o Mestre que façamos com ele? Ordeinai e obedeceremos.

Mirdad: Orai por Shamadam, companheiros. É somente isto que desejo que façais a ele. Orai para que caia a venda de seus olhos e sua sombra seja iluminada.

É tão fácil atrair o bem como atrair o mal. E tão fácil afinar-se pelo Amor como pelo ódio.

Do espaço infinito e da vastidão do coração retirai bênçãos para o mundo, pois tudo o que for uma bênção para o mundo será uma bênção para vós.

Orai pelo bem de todas as criaturas, pois o bem de qualquer criatura é vosso próprio bem, e o mal de qualquer criatura é vosso próprio mal.

Não sois, todos vós, como que degraus móveis da escada infinita do ser? Aqueles que quiserem subir à esfera da sagrada liberdade, certamente terão de pisar nos ombros dos outros, e, por sua vez, terão de deixar que seus ombros sejam degraus pelos quais outros terão de subir.

Que é Shamadam, senão um degrau de vosso ser?
Não quereis que vossa escada seja forte e segura? Cuidai, pois, de cada um dos degraus, para conservá-la forte e segura.
Que é Shamadam, senão uma pedra no alicerce de vossa vida? E que sois vós, senão pedras no edifício de sua vida e no da vida de todas as criaturas? Cuidai de que Shamadam seja uma pedra sem defeito, para que vosso edifício não tenha defeito algum. Sede vós, também, sem defeitos, para que aqueles, cujas vidas fordes construídos, possam ter seu edifício, sem defeito.
Pensais vós que não sois dotados de mais do que dois olhos?

Pois, em verdade vos digo que todo o olho que vê, seja na terra, acima ou abaixo dela, é uma extensão de vossos olhos. À medida que a vista de vosso próximo for nítida, também será nítida a vossa vista. À medida que a vista de vosso próximo for diminuída, a vossa, também, será diminuida.

Em cada cego sois privados de um par de olhos que, se vissem, constituíriam um reforço para os vossos. Conservai a vista de vosso próximo, para que possais  ver melhor. Preservai a vossa para que vosso vizinho não tropece e caia, obstruindo, talvez, vossa própria porta.

Zamora pensa que Shamadam me insultou. Como poderia a ignorância de Shamadam alterar minha compreensão?
Um ribeirão lodoso pode, facilmente, tornar lodoso outro ribeirão. Pode, porém, um ribeirão lodoso tornar lodoso o mar? O mar, alegremente, receberá o lodo, espalhá-lo-á em seu leito e devolverá, ao riberão, água limpa.

Podereis corromper ou esterelizar a terra? A terra recebe todas as impurezas dos homens e dos animais e devolve-lhes frutos doces, flores perfumadas, cereias e erva emabundância.

Uma espada pode, certamente, ferir a carne. Pode ela, porém, ferir o ar, por mais afiado que seja seu gume e por mais forte que seja o braço que a empunha.
É o orgulho de um eu mesquinho e tacanho, possuído de uma ignorância cega e impúdica, que possibilita insultar e considerar-se insultado, que se vinga do insulto, insultando, e lava a imundície com a imundície.
O mundo, que é presa do orgulho e está embriagado com seu eu, amontoará injúrias sobre vossa cabeça. Soltará sobre vós os cães sedentos do sangue de suas leis andrajosas, de suas crenças podres, de suas honrarias mofadas. Proclamará que sois inimigos da ordem e agentes do caos e da ruína. Espalhará ciladas em vosso caminho e encherá vossa carne de urtigas. Jogará maldições em vossos ouvidos e cuspirá o desprezo em vosso rosto.

Não deixeis enfraquecer vosso coração. Sede como o mar, vasto e profundo, e abençoai os que vos maldizem.

E, como a terra, sede generosos  e calmos, trabsformando as impurezas do coração humano em pureza, saúde e beleza. Sede como o ar, livre e suave. A espada que deveria ferir-vos acabará perdendo o brilho e enferrujando. O braço que deveria ferir-vos ficará fraco e inativo.

O mundo, não vos conhecendo, não poderá conter-vos. Por isso receber-vos-á rosnando, mas vós, conhecedo o mundo, podereis contê-lo; por isso, deveis acalmar sua ira com a bondade e afogar sua calúnia com amorosa Compreensão.
E a Compreensão trará a alvorada. 
Assim ensinei a Noé. Assim eu agora vos ensino.

Naronda: A seguir, nós sete  debandamos em silêncio, pois já havíamos percebido que todas as vezes que o Mestre concluía com as palavras: "Assim ensinei eu a Noé", era sinal de que não queria falar mais.


Lectorium Rosicrucianum

15

Shamadam makes an effort to expel the Ark Mirdad

The Master speaks about insult and be insulted and face the world with Sacred Understanding

Naronda : Evil Master had ended, and there came to the entrance of the Eagle Ninha the burly figure of Superior , as it prevents the entry of air and light. And he passed me right by the mind that the figure at the entrance , was but one of arquidemonios on which the Master had just talk to us .
His eyes seemed to throw sparks of fire, and his beard bristled when advanced to the Master , grabbing him by the arm in an obvious attempt to pull him away.

Shamadam : Just heard the terrible things that your mind is spewing vile . Your mouth is a faucet that pours poison. Your presence is an omen of evil . As superior of this ark , I invite you to withhold you immediately.

Naronda : The Master , though sleazy , with ease stood firm , like he was a giant and Shamadam a newborn . His equanimity was amazing to look at and respond Shamadam :

Mirdad : Only has the power to invite to withdraw one who invited inside. Thou Shamadam by chance invited me to come ?

Shamadam : Was your baseness that moved my heart with pity to allow your entry .

Mirdad : My love , Shamadam , is that you moved your baseness . And here I am , Shamadam , and with me is my love , but you are neither here nor there . It's only your shadow that flits to and fro , and I came to collect all the shadows and burn them in the sun .

Shamadam : I was already higher this ark long before thy breath principiassea lend the air. How dare you say that your vile language 'm not here ?

Mirdad : Before these mountains were , as I was, and am after they 've turned to dust if any .
I am the Ark , the altar and the fire . If not for you refugiardes me, you will be arrested the storm . Unless you imolardes before me , do not know . Immunity against always sharp knives of numerous açougeiros death . If my gentle fire does not consume you, will be fuel for the fire of Hell cruel .

Shamadam : You heard ? Have you not heard companions ? Atiremos this blasphemous pretender to the abyss !

Naronda : Again Shamadam threw himself to the Master and grabbed him by the arm to drag him will pair off , but the Master was not afraid nor moved . Also the fellows have not the slightest movement . After an unnerving pause, his head lolled Shamadam him to his chest , and he ran from the Eagle's Nest , muttering to himself : . "I 'm the Higher Hey this ark to assert the authority that God gave me . "

The Master was meditating a long time without speaking, but Zamora could not be kept alone.

Zamora : Shamadam insulted our Master . What does the Master do with it ? Ordeinai and obey .

Mirdad : Pray for Shamadam mates . It's only that I want you to do it . Pray that the sale fell from his eyes and his shadow is illuminated .

It is so easy to attract as well as attract evil . And so easy to tune into the Love and hatred .

The infinite vastness of space and the heart depart blessings to the world because everything is a blessing to the world will be a blessing to you.

Pray for the good of all creatures, for the sake of any creature is your own good and evil of any creature is your own hurt .

There are, all of you , as if moving steps of the infinite ladder of being ? Those who want to climb the sacred sphere of freedom, will certainly have to step on the shoulders of others, and , in turn , will have to let your shoulders are steps by which others will rise.

What is Shamadam , but a step from your being ?
Not ye that your ladder is strong and secure ? Beware, therefore, of each of the steps to keep it safe and strong .
What is Shamadam , but a stone in the foundation of your life ? And who are you, but stones in the building of your life and the life of all creatures ? See that Shamadam is a stone without blemish , that your building does not have any defects. Be ye also without defects , for those whose lives ye are built , may have their building , without blemish .
You suppose that you are not gifted with more than two eyes ?

For verily I say unto you that every eye that sees , whether on earth , above or below it , is an extension of your eyes . As the view of your fellow is sharp , it will also be clear your sight . As the view of your neighbors is decreased , your will also be decreased.

In each private you are blinded from a pair of eyes that see themselves , would constitute an enhancement to your . Preserve the view of your neighbors , that you may see better. Preserve your that your neighbor does not trip and fall , obstructing , perhaps , your own door .

Zamora thinks Shamadam insulted me . How could ignorance of Shamadam change my understanding ?
A muddy creek can easily become another muddy creek . You can , however, a muddy creek become muddy sea ? The sea joyfully receive the sludge will spread it on your bed and return when Riberão , clean water .

Be able to corrupt or sterilize the earth ? The earth receives all the impurities of men and animals and returns them sweet fruits , fragrant flowers , and Cereias emabundância herb.

A sword can certainly hurt the meat . It can , however, hurt the air, sharper than its edge and is strong as is the arm that wields .
It is the pride of self petty and narrow-minded , possessed of a blind and shameless ignorance that enables insult and consider insulted , who avenges the insult, insulting , and wash the filth with filth.
The world, which is prey to pride and is drunk with her I will heap insults upon your heads . Unleash upon you hungry for the blood of their ragged laws , their beliefs rotten , moldy honors their dogs . Proclaim that you are enemies of order and agents of chaos and ruin. Scatter traps on your way and fill your flesh nettles . Curses will play in your ears and spit contempt in your face.

Let not your heart to weaken . Be like the sea , vast and deep , and bless them that curse you .

And , like the earth , be generous , calm , trabsformando impurities of the human heart in purity , health and beauty. Headquarters as air, free and smooth . The sword that would hurt you eventually lose brightness and rusting . The arm should will hurt you weak and inactive.

The world does not know you, can not contain you . Therefore you will receive growling , but you, conhecedo the world , will be able to contain it , so you should calm your anger with kindness and drown their slander with loving understanding .
Understanding And bring the dawn .
Thus taught Noah So now I am teaching .


Naronda : Following us seven debandamos silent because we had already realized that every time the Master concluded with the words : " So I taught Noah " was a sign that does not want to talk anymore .