"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" - II
Quando os antigos místicos diziam que o homem devia aprender a pensar com o coração, referiam-se à razão da alma. E quando o Senhor diz a seus discípulos que eles devem conhecer uma alegria que ultrapassa todo o entendimento humano para ser verdadeiramente chamados filhos de Deus, a atenção dos alunos é atraída para a razão espiritual.
A razão espiritual vivifica a ideia; a razão da alma inspira e esclarece a ideia, e a razão biológica realiza a ideia. Um bom construtor a serviço do Grande Arquiteto deve ser capaz de elevar-se acima da razão biológica, não a rejeitando como inutilizável, mas empregando-a da maneira correta.
Quando os três focos da razão operam de forma correta em uma corrente, o aluno preenche três funções também ligadas como uma peça do trabalho: ele é o arquiteto, ou seja, cria a ideia; é o mestre construtor, ou seja, anima e irradia a ideia, e é o ajudante, ou seja, executa a ideia.
Tão logo o ajudante ou aluno ultrapasse sua razão e nesse espaço assente os fundamentos de sua obra, realizando-a segundo o Plano da Razão Superior, sua ação se torna simultaneamente uma manifestação da alma, e a beleza da ideia resplandece nesse ato. O criador se revelou através de sua criação. Então, torna-se claro que, quando está em posse dos três focos ativos da consciência, o aluno poderá passar da ideia que está em Deus à ação e, por sua ação libertadora, regressar à ideia, que é Deus mesmo.
Em princípio, e falando abstratamente, mesmo em estado de queda, o homem é e continua sendo um filho de Deus, porém um filho perdido, extraviado, que rompeu sua ligação direta com o Pai. Todavia, quando vive, experimenta e trabalha com os três focos da consciência, o filho pródigo retorna ao lar e, de forma muito particular, torna-se novamente um filho de Deus. A ligação direta com o Pai é, então, restabelecida. Ele não somente vê o Pai da maneira descrita em "Bem-aventurados os puros de coração...", mas também está em Deus, voltou a ser um filho de Deus, retornou ao lar. Seu espírito reencontrou o espírito de Deus.
E a melhor tradução para esse reencontro e a natureza desse estado de ser é a paz. A paz que está em Deus é uma harmonia perfeita, um esplendor eterno, um repouso dinâmico. É o estado de equilíbrio entre a ideia divina e o homem que vive dela e para ela. Já não há nenhum traço de resistência, pois o filho de Deus que, pela mão de Deus, pela mão da ideia de Deus, trabalha em sua construção vivencia, nessa harmonia de valores, forças e pensamentos, que ele tudo faz para o bem.
Para os que possuem essa paz ou estão ocupados em adquiri-la aplicam-se as palavras ditas sobre a montanha: "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus".
Essa reflexão sobre as sete bem-aventuranças levou-nos da pobreza de espírito aos cumes da filiação divina, à paz que excede todo entendimento. Ela nos fez passar das cavernas da natureza à harmonia das esferas.
O pobre de espírito tornou-se rico. Uma sétupla bem-aventurança é seu quinhão. Em Deus ele se ergueu da natureza. Ele retornou ao lar.
Jan van Rijckenborgh - O mistério das bem-aventuranças
" Blessed are the peacemakers, for they shall be called sons of God " - II
When the ancient mystics said that man should learn to think with your heart , referred to the reason of the soul . And when the Lord tells his disciples that they must know a joy that surpasses all human understanding to truly be called the children of God , students' attention is drawn to the spiritual reason .
The spiritual reason enlivens the idea , the reason of the soul inspires and clarifies the idea , and performs biological reason the idea . A good builder in the service of the Great Architect should be able to rise above the biological reason , not rejecting as unusable , but using it the right way .
When the three foci of reason operate correctly on a chain , the student fulfills three functions also as a connected piece of work : it is the architect , ie creates the idea , is the master builder , ie , rays and animates the idea , and it is the helper , or performs idea.
As soon as the student assistant or exceed your reason and in this space based the foundations of his work , performing it according to the Plan of Higher Reason, your action makes simultaneously a manifestation of the soul , and the beauty of the idea shines in this act . The creator is revealed through his creation. So , it becomes clear that , when it is in possession of three active foci of consciousness , the student can move from idea to action is in God , and his liberating action, returning to the idea , that is God himself .
In principle , abstractly speaking and even in fallen state , man is and remains a child of God , but one, misplaced , lost son who broke his direct connection with the Father , however, when you live , work and experiences with three focuses of consciousness, the prodigal son returns home and , very particularly , again becomes a child of God . The direct link with the Father is then restored. He not only sees the Father in the manner described in " Blessed are the pure in heart ... " , but is also in God , turned to be a child of God , returned home . His spirit rediscovered the spirit of God .
And the best translation for this reunion and the nature of this state of being is peace . The peace that is in God is a perfect harmony , eternal splendor , a dynamic home. It is the state of balance between the divine idea and the man who lives it and for it . There is no longer any trace of resistance , because the son of God , by the hand of God , by the hand of the idea of God working in their construction experiences , this harmony of values , strengths and thoughts , he does everything well .
For those with the peace or are busy in acquiring it apply the words spoken on the mountain: " Blessed are the peacemakers, for they shall be called sons of God."
This reflection on the seven beatitudes took us from poverty of spirit the heights of divine sonship , the peace that passes all understanding . She put us through the caves of nature to the harmony of the spheres .
The poor in spirit became rich. Sevenfold blessedness is your lot . He stood in God 's nature. He returned home .
Jan van Rijckenborgh - The mystery of the Beatitudes