Primeira Parte
GRUTAS-IGREJAS DE USSAT
AS GRUTAS INICIÁTICAS DOS PERFEITOS
Quem quiser ser meu discípulo, que renuncie a si mesmo e siga-me. Jesus
O Ariège, afluente do Garonne, em corredeiras na metade do seu curso, nasce nos confins de Andorra, boca no Garonne, um pouco acima de Toulouse. Ele deu seu nome a um departamento (subdivisão administrativa do território francês) em parte montanhoso e em parte plano, cuja capital é Foix.
Esse departamento correspondia aproximadamente a uma província: o condado de Foix, unido à coroa fa França por seu último conde, que se tornou o rei Henrique IV.
Muito antes da formação do condado de Foix, a parte do vale do Ariège situada acima da cidade de Foix havia sido habitada pelos taruscos, os tarusconienses de Plínio. César respeitou-lhes o território e Augusto nada mais fez que ratificar essa decisão.
Tarusco, Tarascon-sur-Ariège, era a sua capital Tarrascon, município romano, permaneceu sempre indepedente, governado por seus cônsules, sempre evitando o domínio de um soberano.
Em 718, os árabes transpuseram os Pirineus e instalaram-se na região até 778. Foi nessa data que os exércitos de Carlos Magno, pela vitória do Pré Lombard, às portas de Tarascon, libertaram a região fronteiriça com a Espanha do jugo dos sarracenos.
Na tarde dessa memorável batalha, em 8 de setembro de 778, uma Virgem Negra apareceu ante os olhos maravilhados do exército franco: era a Virgem do Sabart, que deu nome ao planalto de Foix, o Sabartez.