quinta-feira, 30 de outubro de 2008

11º Grande Axioma: DA TEIMOSIA

Se não deu certo da primeira vez, esqueça.

A perseverança é como o otimismo: sempre teve críticas favoráveis. “Se não conseguiu da primeira vez, tente , tente de novo”, teria dito um antigo rei inglês, depois de observar uma aranha tecendo a sua teia após vários começos falsos. Para aranhas com certeza um bom conselho. Para reis, que geralmente nascem ricos também pode ser. Para pessoas comuns como você e eu, que damos duro para faturar algum, é um conselho a ser considerado muito seletivamente.

Há inúmeras áreas na vida em que a perseverança pode nos ser muito útil. Em especulações, porém, embora haja momentos em que é de utilidade, há outros em que pode levar-nos ao desastre.

Não há nada de errado em escolher seus investimentos por critérios de afinidade, desde que não se esqueça de que está no mercado, principalmente, para ganhar dinheiro. Se você rejeita investimentos porque ofendem as suas sensibilidades sociais ou políticas, pode limitar um pouco o seu campo de ação, mas não muito.

É por aí que se orienta um programa especulativo? Não, mas é típico de investidores noviços. Mesmo os especuladores mais experimentados às vezes caçam um investimento, por pura teimosia, resolvidos a tirar leite da pedra a qualquer custo.

É humano, mas é besteira. Como é que um papel de investimento pode lhe “dever” dinheiro? Alguém pode lhe dever. Se a pessoa não pagar, está no seu direito cobrar, e ficar zangado se o comportamento irresponsável continuar. Porém, se você perder dinheiro num metal precioso ou numa obra de arte, é ilógico personificar o meio de investimento com idéias cobre “dever”. Não apenas é ilógico, mas pode leva-lo ao comportamento do tipo caçador, que provavelmente vai lhe custar mais dinheiro ainda.

Digamos que tenha perdido algum dinheiro em Sears. Claro que está a fim de recuperar o que perdeu. Mas, por que essa recuperação tem de ser com Sears?

Um ganho é um ganho, venha da Sears ou de onde for. Não importa onde o conseguir, é dinheiro igual. Com todo um grande e maravilhoso mundo de opções aberto, por que ficar obcecado com o investimento no qual perdeu algum? Por que perseverar em Sears num momento em que outros investimentos, racionalmente considerados, podem ser mais promissores?

As razões da perseverança são emocionais, e não são fáceis de explicar. Conforme observamos, a idéia de “dever” vem da personificação da entidade especulativa: “Esse investimento levou o meu dinheiro. Eu vou ficar trás dele até pegar o meu de volta, ou não me chamo Fulano de Tal!” Junto com isso vão vagos sentimentos de vingança: “Esse papel vai ver quanto custa me fazer de bobo!”. E há também o desejo de ter razão, já estudado sob outro Axioma: “No final, provei que estava certo!”. Todas essas razões emocionais fervendo num caldeirão resultam num estado de espírito no qual o raciocínio do especulador vai para o espaço.

De algum modo, você tem de derrotar essa vontade de perseverar quando a perseverança o está levando para o buraco. O apotegma do antigo rei, no que se aplica à especulação, carece de uma revisão completa. Se não der certo de primeira, ao diabo com ele.

15º Axioma Menor: Jamais tente salvar um mau investimento fazendo “preço médio”.
A técnica conhecida como “preço médio” é uma das mais tentadoras armadilhas do mundo dos investimentos. É como aqueles sistemas garantidos, sem erro, de ganhar na roleta, que camelôs vendem nos bares e nas ruas de Atlantic City e Lãs Vegas. Ao primeiro exame, o sistema parece absolutamente lógico, imbatível.

O sistema de “preços médios” é a mesma coisa que esses da roleta: funciona às vezes, se você tiver sorte. Isto, naturalmente, ainda aumenta a atração. Mas é preciso ter cuidado para não acabar enfeitiçado pela coisa.

Funciona da seguinte maneira: você compra 100 ações da U-La-Lá Eletrônica, a 100 dólares por ação. Não considerando a corretagem, para simplificar, o seu custo foi de 10.000 dólares. As coisas vão mal, e o preço cai para 50 dólares. Você parece ter perdido a metade do seu investimento, e se lamenta. Mas, espere! Nem tudo está perdido! O que você tem de fazer, é comprar mais 100 ações dessa droga, agora pela pechincha de 50 dólares por ação. Aí fica com 200 ações. O seu investimento total é de 15.000 dólares. O seu preço médio por ação, então, cai para 75 dólares.

Mágico! Aceitando o conselho do amigo e vizinho, você consegue fazer uma situação ruim parecer menos ruim. Pondo dinheiro novo na parada, é capaz de fazer com que o dinheiro velho pareça menos idiota.

Uma beleza, não é?
Não exatamente. Quando você faz o preço médio, tudo que está fazendo é se iludir. Por mais voltas e cambalhotas que dê, não há como fugir do fato que pagou, realmente, 100 dólares por ação nas 100 ações originais. Comprar 100 delas a 50 não modifica este fato. Considerar o preço médio de 75 dólares pode fazê-lo sentir-se um pouco melhor durante algum tempo, mas não melhora em nada a sua situação financeira.

O que toda essa confusa operação pode fazer pelas suas fianças, na verdade, é piora-las muito. O preço da U-La-Lá caiu de 100para 50 por ação. Presume-se que o mercado tenha lá suas razões para essa brusca diminuição no valor estimado da empresa. Quais as suas razões estude-as. Talvez sejam válidas. Talvez a U-La-Lá esateja diante de um longo período de poucos ganhos. Talvez o papel mereça é que se fique um bom tempo longe dele. Se é este o caso, que diabo está você fazendo, comprando mais dele?

Outro problema criado pela dança dos preços médios é que ela o leva a não prestar atenção no importante 3° Grande Axioma, “DA ESPERANÇA”. Quando o barco começa a afundar, não reze. Abandone-o.

Estratégia Especulativa
Uma rápida revisão do 11° Grande Axioma. O que aconselha a fazer com o seu dinheiro?
Diz que perseverança pode ser uma boa idéia para aranhas e reis, mas para especuladores não é lá essas coisas. Certamente, você pode perseverar nos seus esforços para aprender, melhorar e ficar mais rico. Não caia, porém na armadilha de perseverar num tentativa de arrancar um ganho de uma única especulação.

Não saia caçando um investimento por teimosia. Rejeite qualquer sensação que um determinado investimento lhe “deve” alguma coisa. E não engula idéia, tentadora porém falaciosa, de que é possível melhorar uma situação ruim fazendo preço médio.
Dê importância à liberdade de escolher investimentos apenas pelos méritos deles. Não abra mão dessa liberdade a troco de ficar obcecado com uma transação que não deu certo.