terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ditados e Provérbios parte XII

Esse calor me causa insônia, nem a janela aberta nem a falta de roupa, seria a falta de uma suave brisa? Talvez ...

De toda forma, acordei e como de costume fui ler o jornal. Aqui em casa os que chegam são A Folha de São Paulo e o jornal Hoje. Até que eu leio o Estado de Minas, sempre aos finais de semana, acho graça que a escrita é bem floreada, ou como no português de Portugal lisboetada.

Voltando ao jornal de hoje há uma crõnica na Ilustrada do João Pereira Coutinho, "Dois dedos de Conversa" em que se comenta sobre como os hábitos de cumprimento e cortejo mudaram, que antigamente não somente num acordo comercial se apertava a mão do outro com convicção, e hoje em dia a mão vem mole, com um certo "nojo" suíno. Fiquei pensando então no costume dos 3 beijinhos e no famoso, choquinho.

- As águas profundas são silenciosas as rasas, barulhentas
- O tambor faz muito barulho mas é oco
- A caixa menos cheia é a que mais chacoalha (acho que nunca escrevi a palavra chacoalha kkkkkkkkk)
- Assombração sabe bem pra quem aparece
- a melhor maneira de se conhecer uma pessoa é observá-la quando está com raiva (assim eu fico sem graça .......)
- Peixe que não enjeita isca acaba fisgado
- Vaso que está sempre indo a fonte acaba quebrado
- O desespero dobra as nossas forças
- Um sorriso pode afastar a ira
- Não se acende um fogo que não se consegue apagar (ah é? incêndio então é tudo proposital?)
- A vida não é tão curta que não deixa tempo para a cortesia (VERO)
- A discussão começa com a resposta
- Quando alguém discute com um tolo dois tolos discutem
- Fantasma só existe para quem acredita
- O covarde morre várias vezes o corajoso apenas uma
- Não caia antes de tropeçar
- Entre dois covardes leva vantagem quem descobre o outro primeiro
- Quem teme ser vencido tem certeza da derrota
- Quem foi pego de surpresa já está quase derrotado
- Na hora do almoço quem tem mais fome leva desvantagem
- O olhar do corajoso impõe mais respeito que a espada do covarde
- Rato que foge só por um buraco acaba apanhado
- Mostre ao inimigo quais são as suas paixões e estará mostrando onde ele pode atacá-lo
- GATO ENCURRALADO VIRA LEÃO
- Pardal voando atrás de gavião gosta de achar que o gavião está fugindo