quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Lei do Coração II

Ética X Estética, a Virtude e a Beleza

Maneira é aquela disciplina meticulosa do corpo que transforma a moralidade em estilo, desfazendo a oposição entre o apropriado e o agradável. Bom-senso intuitivo ou decoro natural. Savoir-faire. São mais importantes que as leis. As maneiras são os que nos vexa ou consola, corrompe ou purifica, exalta ou diminui, dão forma e cor às nossas vidas.

belo - harmonioso - verdadeiro - agradável - genuíno - bom - repleto

*Nada é mais perigoso para razão como os vôos da imaginação. E quem precisa ter razão sempre? Mímica artística interior = leque de correspondências imaginárias

Princípios imaginativos: permanentes, irresistíveis e universais em oposição entre mutáveis, fracos e irregulares. Criatividade constante.

Entendimento, discernimento: baseado no sentimento, em alguma sensação ou maneira peculiar de conceber. "Há uma oposição entre nossa razão e os sentidos". Metáfora, metonimia, e a correspondencia imaginária.

"As criaturas humanas se relacionam conosco pela semelhança. Suas pessoas, portanto seus interesses, suas paixões, devem nos atingir de maneira viva e produzir uma emoção similar à original, já que uma idéia viva é facilmente convertida numa impressão."

A Beleza como qualidade social, pois quando homens e mulheres, e não só eles mas também os animais nos dão um sentimento de alegria e prazer ao observá-los (e há muitos que o fazem) eles nos inspiram ternura e afeição por suas pessoas, nós queremos tê-los por perto, entrarmos facilmente em relação com eles, a não ser que tenhamos fortes razões em contrário.

O Belo e o Sublime : intimidades suaves do Amor.

Não há sexo na virtude e sim beleza.

Há o fetiche pelas palavras e o hedonismo pelo conhecimento diverso. Gosto do que quebra paradoxos e revira meus sentimentos, algo ou alguém que mude minha percepção e me faça ter uma ruptura interior para que me desgarrando de um antigo conceito que defendia possa surgir uma nova idéia e iluminação. E assim caminho na humanidade.