quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Particulares Livres II

CADA FUNDAMENTO ATINGIDO APONTA PARA OUTROS MAIS PROFUNDOS.

Reflexos espôntaneos e sujeitos humanos se ligam uns aos outros por sua própria carne.

"A virtude para o cidadão ideal consiste na sua afeição apaixonada por seus concidadãos e pelas condições partilhadas de sua vida em comum." Rousseau

A Imaginação Empática "que nos transporta para fora de nós mesmos e nos identifica com o animal em sofrimento abandonado, o nosso ser, por assim dizer, para tornar o dele..." Assim ninguém se torna sensível a não ser quando a sua imaginação é estimulada e começa a transportar-se para fora de si. Troca, apropriação ou aproximação imaginativa das identidades umas dos outros, podem ser unidas profundamente. Essa transmissão de pensamentos gera criatividade.

"Cada um de nós coloca sua pessoa e todo seu poder em comum sob a direção suprema de uma vontade geral e por nossa capacidade corporativa, recebemos cada membro como uma parte indivisível do todo."

A Força Motora deve ser animada pelo Amor e Afeição.

Estética: início de um conceito contraditório de dupla entrada, ambíguo. Por outro lado se apresenta como uma força emancipatória genuína.

A estética oferece uma classe versátil para aspirações mostrando novas formas de autodeterminação, modificando as relações entre lei e desejo, moralidade e acontecimento, reformulando os vínculos entre o individual e a totalidade, revendo as relações socias com base nos costumes, nos afetos e na simpatia.

Função estética (poética): dar um novo significado aos prazeres e impulsos do corpo. Enfatizá-los ou intensificá-los para além de um controle possível, particulares livres os quais libertam o espírito.

A estética como costume, sentimento, impulso espontâneo fazendo fronteira com os limites (embaraçosamente) com a paixão, a imaginação, e a sensualidade, que nem sempre são tão facilmente incorporáveis (política).

"Há uma fronteira para as paixões dos homens quando eles agem a partir do sentimento, mas nenhuma há quando eles estão sob a influência da imaginação."

A paixão é a ação que move o ato do sentimento de despertar sensações.