Euler sugeriu que o velho kapellmeister criasse para o cânone uma variação que na estrutura refletisse o "Infinito". Isto é, Deus, em todas as suas manifestações. O rei pareceu gostar da idéia, mas tive certeza de que Bach não a aceitaria...
Ocultar quebra-cabeças daquela natureza em peça musical... Bem, posso lhe dizer que essa tarefa me pareceu impossível.
O mestre curvou-se sobre sobre o teclado e começou a tocar uma linda e melancólica melodia, que parecia subir sempre mais, como a graça de um pássaro alçando vôo. Era uma espécie de fuga e, à medida que fui prestando atenção em sua complexidade misteriosa, compreendi o que ele fizera. Cada frase da melodia tinha início em um tom harmônico, mas terminava um tom acima, de tal forma que, ao final de seis repetições do tema proposto pelo rei, o mestre voltava ao tom inicial. Mas não consegui descobrir o momento exato em que ocorria a transição nem a maneira pela qual ela se dava. Era como um passe de mágica, como a transmutação de metais baratos em ouro. Pude ver, pela extraordinária engenhosidade da estrutura, que aquilo poderia se repetir ao infinito, cada vez mais alto, até que as notas, como a música das esferas, pudessem ser ouvidas apenas pelos anjos.
- Eu a chamo de Ricercar. Significa "procurar" em italiano. É uma forma antiga, que há muito já saiu de moda. Bach apanhou o manuscrito do rei e escreveu, no topo da página, Ricercar, em letras maiúsculas bem separadas. Em seguida, acrescentou a cada uma delas uma palavra latina, formando a frase Regis Iussu Cantio Et Reliquia Canonica Arte Resoluta - "Musica feita pelo rei, o restante solucionado pela arte do cânone". Um cânone é uma estrutura musical em que o tema, iniciado por uma voz, é rigorosamente imitado, a distância de um ou mais compassos, por outras vozes, até o fim. Dá a impressão de que nunca terminará.
*Alquimia Musical: remete ao Bolero de Ravel - pela crescente de instrumento e altura. Uma elipse musical.
*A música é uma expressão matemática, portanto, uma jogada de xadrez.