sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como surgiu o Dinheiro?

De nada adianta ser bom de teoria, tirar total, porque se a idéia não se concretiza é apenas mais uma boa idéia. E boas idéias todos têm. A diferença está no espírito empreendedor. Um equilíbrio de onde você pode chegar e como. É a teoria. O que o seu relacionamento pode te proporcionar é o como. Vou dar um exemplo, as rodas de uma bicicleta, são duas, são parceiras. A roda da frente é livre solta ela vai primeiro tateando, e escolhe a direção. A roda de trás é a gestora, dá suporte, estrutura e força. As duas desempenham a engrenagem do sistema de energia. Um relacionamento embasado em crescimento impulsiona essa sinergia da engrenagem, onde as forças conspiram para obter êxito juntas, afinal, aonde uma pode ir a outra irá junto. São coordenadas.

E isso me fez pensar em troca, em equivalencia e reciprocidade. A origem das coisas é a empatia, e isso faz as relações de troca negociáveis. Empatia transmite confiança, e se passa a operar essa intuição confiável.

E qual é a origem do dinheiro?
No princípio se negociava por empatia, comida, ferramentas, materiais, conforme as descobertas foram sendo feitas, e o conhecimento disseminado; a descoberta de materiais alquímicos como o ouro e pedras (elementos que nos transformam por dentro)  tornaram os desejos mais elaborados.
A elaboração do simples.
Passou-se, então, a trocar especiarias, e o sal já foi negociado a preço de ouro nas areias do deserto.
É tudo uma questão de conhecimento e tempo. Há sal no mar.
Mas certas coisas não mudam jamais.

Percebendo que a quantificação do tempo e o dinheiro, material de troca, experiências que se pode adquirir passar e experimentar, devemos buscar uma qualificação nos relacionamentos. 

Um ser criativo, desafiador e empreendedor vai atrás das boas idéias, e faz dessas valer ouro, mas não simplesmente porque são boas idéias, mas porque ele as viu assim, como uma oportunidade, um fosso de Petróleo. Algo que é capaz de transformar internamente. Vislumbrou algo duradouro. Mas o ser precisa-se manter motivado, precisa ter fidelidade da idéia, ela deve ser aceita. A sedução o teaser é a parte mais fácil, é a parte sensível, mas só é eficaz se houver fidelização nos negócios. O empreendimento é de sucesso se seus participantes confiam entre si, são fiéis e leais ao que se propuseram. Esse organismo pode atingir qualquer mercado inclusive mais de um, se houver fidelização da idéia.

Para que seja implantado um relacionamento desse porte, é necessário, que as partes envolvidas sejam entregues por inteiro. Para que quando uma das rodas precise de amparo, a outra roda seja firme o suficente para segurar toda estrutura. Valendo-se de que juntas elas atingem distancias maiores e ainda melhores.

Esse é o princípio básico, o simples. A complexidade de cada um é dissolvida, e absorvida pela engrenagem. Antipife.

E a mercadoria de troca é o conhecimento que se pode ser acrescentado com o tempo naquela equação (experiência X dinheiro = qualificação), cumplicidade, respeito, carinho e amor.

Mas toda essa engrenagem só é movida, se houver um elemento motriz excepcional, o lance de sorte, dos mortais, dos empreendedores que acreditam nesse sistema funcional, que lutam por ele até a morte. Que querem implantar a boa idéia que tiveram, visando o exito insuspeitavelmente. Essas pessoas não possuem dúvidas em seus corações. E o que possibilita isso é a paixão que sentem, impreterivelmente.
Esse fogo eterno.