sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Fogo

CHAMADO DE VOLTA À VIDA

Isso tudo é um serviço secreto por si só. Minhas credenciais, registros e memorandos, tudo compreendido em uma única linha de 'Chamado de volta à vida' ...

Charles Dickens, Um conto de duas cidades

Lembrar é para aqueles que esquecem.

Plotino


MONTANHA DE FOGO, MORADA DOS MORTOS[

Os sons de água corrente pareciam ter estado sempre com ele, noite e dia. Dolena Geirezov, o Vale dos Gêiseres, a mulher lhe dissera. Águas curativas criadas por fogos embaixo da terra. Águas que o trouxeram de volta a vida.  (Como as lágrimas?)

Ali na campina, bem no alto dos penhascos, ficavam as silenciosas e fumegantes piscinas nas quais ele fora  banhado pelos anciãos. Suas águas leitosas e opacas provenientes das profundezas da terra com uma multiplicidade de cores proporcionadas pela argila dissolvida brilhavam e tons ricos: escarlate, flamingo, ocre, limão, pêssego, cada qual com suas próprias propriedades medicinais.

Bem abaixo dele, no penhasco escarpado, a água borbulhava no sumidouro, cada vez mais agitada - até que subitamente Velikan, o Gigante, entrou em erupção numa explosão de fumaça, atordoando-o como sempre o fez, cuspindo seu poderoso arco-íris de água fumegante nove metros acima no ar. Então, lá embaixo no cânion, tão distante quanto a vista podia alcançar, um após o outro eles explodiram como se sincronizados por um relógio e espirravam para os lados, as cachoeiras incandescentes desabando no rio torrencial bem abaixo que corria na direção do mar. Esse latejar cosntante, esse rugido ensurdecedor do explosivo ímpeto das águas era, de algum modo, como o próprio hálito da terra.

Mas agora, enquanto subia na diagonal o declive desigual em direção a um local mais alto, ele tomou o cuidado de seguir as pegadas da mulher para evitar uma queda. Era impossível manter os pés no chão naquele declive escorregadio de lama e pedras molhadas. Embora os mocassins amarrados nas pernas fossem feitos de pele de urso para garantir uma melhor aderência e os capuzes de pele oleosa os mantivessem aquecidos, a neve caía em meio `límpida luz do sol. As turbulentas nuvens de fumaça vindas de baixo derretiam os flocos antes mesmo de tocarem o chão, transformando a vegetação molhada numa massa pegajosa.

Ele caminhara por essas ravinas todos os dias durante meses, até sentir-se suficientemente forte para a viagem. Mas sabia que ainda estava fraco para uma jornada tão longa como aquela. Elas já haviam percorrido seis quilômetros ao longo do cânion de gêiseres, e acima deles ainda estavam a tundra, as campinas e a taiga, um emaranhado de esguias bétulas, mirradas píceas e pinheiros. Eles agora adentravam territórios inexplorados.

À medida que deixavam para trás as águas trovejantes, escalando cada vez mais alto a montanha, em em direção ao silêncio de um mundo novo e cheio de neve, ele sentia o temos começando a tomar conta dele - o temor que chega com o vazio, com a incerteza em relação ao desconhecido.

Era tolice sentir-se assim, ele sabia, já que para ele, afinal de contas, tudo fazia parte do vazio, do desconhecido maior. Ele havia muito parara de perguntar onde estava, ou quanto tempo passara lá. Parara até de perguntar quem ele era. Ela lhe dissera que ninguém poderia fornecer essa resposta a ele, que era importante que ele descobrisse por conta própria.

Mas assim que eles alcançaram o fim da íngreme ravina, a mulher parou e, um ao lado do outro, miraram o vale. Ele viu ao longe, do outro lado do vale, o local para onde estavam se dirigindo: aquele enorme conebem do outro lado do vale, todo cobertode neve, que parecia erguer-se do nada como uma pirâmidemística vista de uma antiga planície. O vulcão estava com profundos canais de erosão dos lados e o topo estava bem comprimido, com fumaça escapando, como se houvesse sido recentemente atingido por um raio.

Ele sentiu uma espécie de fascinação pela visão, uma mistura de pavor e amor, como se uma mão poderosa tivesse acabado de agarrar seu coração. E a luz cegante retomara súbita e inesperadamente.

- Na língua kamchal, ela é chamada Brumich Eel, Montanha de Fogo - dizia a mulher ao lado dele. - É um dos mais de duzentos vulcões aqui dessa península, chamados de apagachuch, os excitáveis, porque muitos deles estão sempre ativos. Uma única explosão de um deles durou vinte e quatro horas, lançando lava,destruindo árvores e seguida de terremoto e maremoto.

Esse aqui, Monte Kamchatka, Klyutchevskaya em russo,entrou em erupção não faz mais de do que dez anos,  cuspindo cinzas e brasas com mais de cinco centímetros de espessura sobre tudo. Os xamãs Chukchi, ao norte daqui, acreditavam que essa é a montanha sagrada dos mortos. Os mortos moram dentro do cone e atiram pedras em quem quer que tente se aproximar deles. Eles mergulham abaixo da montanha no fundo do mar. O cume é coberto de ossos de baleias que eles devoraram.

Ele mal podia enxergarvdo outro lado do vale, o fogo em sua cabeçaficara tão brilhante, quase obliterando todo o resto.
- Por que os anciãos achavam que você tinha que me levar àquele local? - perguntou ele, fechando os olhos com força.
Mas a luz ainda estava lá. E então ele começou a ver.
- Não vou te levar para lá - disse ela. -Nós vamos juntos.Cada um de nós deve seu próprio tributoaos mortos. Pois fomos juntos ambos chamados de volta à vida.

No cume, na beira do cone, eles podiam olhar para baixo e ver o lago de lava quente liquefeita que borbulhava e fervilhava lá dentro. Gases sulforosos flutuavam em direção ao céu. Dizem que são venenosos.

Eles levaram dois dias para atingir o local, quatro mil e quinhentos metros acima do mar. O crepúsculo parssara e, à medida que a lua surgia acima das águas do oceano ao longe, uma sombra escura começava lentamente a aparecer ao longo de sua superfície leitosa.

Esse eclipse da lua é o motivo pelo qual estamos aqui agora - disse a mulher ao lado dele. - Esse é o nosso presente para o mortos, o eclipse do passado para aqueles que se encontram nesse fosso, para que possam dormir em paz. Pois jamais terão novamente um presente ou um futuro como teremos.
- Mas como terei um futuro, ou mesmo um presente - perguntou ele com medo, - se não consigo lembrar nada a respeito do meu passado?
- Não consegue? - disse suavemente a mulher. Ela enfiara a mão dentro de seu capote de pele e extraíra um pequeno objeto. - Consegue lembrar disso? - perguntou ela, exibindo-o a ele na palma da mão.

Exatamente naquele momento, o que restava da lua foi engolido pela sombra eles ficaram temporariamente imersos na escuridão. Havia apenas aquele horroroso brilho vermelho vindo do fosso abaixo.

Mas ele viu aquele lampejo de fogo novamente em sua cabeça - e de repente viu algo mais. Seu vislumbre foi bastante longo para ele saber exatamente o que era aquele objeto na palma da mão dela.

Era a rainha preta de um tabuleiro de xadrez.
- Você estava lá - disse ele. - No monastério. Ocorreria um jogo, então pouco antes...
O restante ele não conseguia lembrar. Mas aquele lampejo, enquanto olhava´para a rainha preta, ele também tivera apenas um vislumbre de seu próprio passado. E agora ele tinha certeza absoluta de uma coisa.
 Meu nome é Sacha - disse ele, - E você é a minha mãe.