segunda-feira, 9 de julho de 2012

15- O Beijo - The Kiss

As interacoes da vida cotidiana  - cumprimentar, despedir-se, sentar-se em um bar, entrar em um teatro, participar de uma reuniao, fazer compras, conversar com amigos, encontrar com a familia etc. - implicam mimicas e gestos especificos. Eles nao se desenvolvem espontaneamente; a distancia ou a efusao participam de uma ordem ritual que todos esperam ser respeitada. Um 'dialeto de conduta' (Goffman, Les rites d'interaction) comanda o conteudo das palavras pronunciadas, seu ritmo, seu tom; alimenta os movimentos do corpo, o sutil jogo dos olhares, as mimicas, os gestos, as posturas; indica as zonas de contato e as zonas proibidas do corpo, sob pena de causar embaraco ou de violentar. No encontro com o outro, seja familiar ou estranho, nada e' deixado ao acaso de uma improvisacao. Tem o feeling, a empatia, a quimica e a reacao causada no corpo do outro pelos feromonios.

Essa coerencia dos signos trocados, sua reparticao, forma e ritmo tem origem em uma ordem simbolica propria a uma condicao social e cultural, matizada pelas particularidades de cada um. Os ritos de interacaosao antes de tudo encenacoes ordernadas e inteligiveis de condutas individuais e sugerem um modo de uso do corpo e da palavra para as trocas com o outro, uma definicao do licito e do ilicito no acesso ao corpo, de acordo com as circunstacias. A obediencia mutua a esses signos permite recuperar rapidamente qualquer violacao as normas de conduta com um significado particular que so' o contexto esta' habilitado a distinguir. Em nossas sociedades, por exemplo, ao pegar subitamente a mao de uma mulher que acabou de conhecer, o homem explicita sua vontade de ir mais longe e testa, para tanto, a determinacao dela segundo a atitude de recuo ou adesao que ela manifestar. Ela pode retirar a mao, sorrindo, para mostrar que o interlocutor esta indo muito rapido, mas que o vinculo nao foi rompido, ou pode expressar claramente sua reprovacao. A ruptura com os costumes tem valor indicativo. De acordo com a resposta do outro, ela pode ou nao abrir uma nova dimensao de troca. Mas o mesmo gesto pode se inscrever em uma maneira habitual de agir na ternura de um casal ja constituido. A propria situacao enuncia o significado do ato.

O tratamento do corpo na interacao sublinha entao proibicoes especificas, principalmente no que se refere ao rosto e as zonas conotadas sexualemente. Nas sociedades ocidentais, mesmo quando excepcionalmente se toca o interlocutor com um gesto de furtivo no braco ou nas maos para enfatizar um proposito ou sublinhar a compaixao, evita-se sempre o sexo e o rosto. Aproximar-se do rosto e' ilicito, a nao ser em circunstancias muito precisas: alem das caricias na face ou no queixo, proprias da ternura amorosa ou do relacionamento com uma crianca, o beijo e' usado frequentemente mas codificado de modo meticuloso para nao ser distribuido em profusao. Tres modalidades de beijo tem perfis sociais e se abrem para formas e significados bem diferentes: sinais de afeto, rito de entrada e de saida na interacao e forma de congratulacao.


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The interactions of everyday life -greetings, hello, say goodbye, sitting in a bar, get into a theater, attend a meeting, shopping, chat with friends, meet with the family etc.. - Mean specific gestures and mime. They do not develop spontaneously, the distance or the outpouring participate in a ritual order that all expect to be respected. A 'dialect of conduct' (Goffman, Les rites d'interaction) controls the content of spoken words, its rhythm, tone, nourishes the body's movements, the subtle play of looks, the mime, gestures, postures, indicates the contact zones and prohibited areas of the body, failing to cause embarrassment or ravish. At the meeting with the other, whether family or stranger, are anything left to chance an improvisation. It has the feeling, empathy, and chemical reaction in the body caused by the other pheromones.
This coherence of the signs changed, its distribution, form and rhythm originates in a symbolic order to own a social and cultural condition, colored by the peculiarities of each. Rites of interacaosao primarily ordernadas and intelligible enactments of individual behavior and suggest a way to use the body and the floor to trade with one another, a definition of licit and illicit access to the body, according to circunstacias. The mutual obedience to these signs allows you to recover quickly any violation of the rules of conduct with a particular meaning so that 'the context is' able to distinguish. In our societies, for example, to suddenly grab the hand of a woman he just met the man expresses his willingness to go further and test for both, according to the determination of her attitude of retreat or she manifested adherence. She can withdraw the hand, smiling, to show that the speaker is going very fast, but the link was not broken, or it can clearly express their disapproval. The break with the customs has an indicative value. According to the response of the other, it may or may not open a new dimension of exchange. But the same gesture can enroll in a normal way to act in the tenderness of a couple already constituted. The very situation sets out the meaning of the act.
Treatment of the interaction points in the body then specific prohibitions, especially with regard to the face areas and connoted sexually. In Western societies, even when the caller is played exceptionally with a furtive gesture of the arm or the hands to emphasize a purpose and emphasize the compassion, is always prevents sex and face. Moving closer to the face be illicit, not to be in very precise circumstances, beyond the stroking of the face or chin, own tenderness or love relationship with a child, the kiss is but often used coded so careful not to be distributed in profusion. Three forms of social kiss has profiles and open to different forms and meanings as well: signs of affection, the rite of entry and exit in the form of interaction and congratulation.