quinta-feira, 20 de junho de 2013

Subliminar

Subliminar - como o inconsciente influencia nossas vidas

Leonard Mlodinow

O criativo bebe em varias fontes, fiquei super interessada em ler esse livro do mesmo autor do Andar do Bêbado- como o acaso determina nossas vidas - sobre probabilística. Física, matemática, e ate economia. Tudo que eu não tinha afinidade na escola, desenvolvi um gosto autodidata em ler sobre. Ate trigonometria e a historia do surgimento do zero e as base de 10, 12 etc. Finalmente, estudando em casa autores que eu escolho consigo visualizar tudo. E ainda engraçado dizer, sou tão a moda antiga que ainda leio livros de papel na cama. Nenhuma das pessoas que ainda possuem o habito da leitura de livros que eu conheço, abrem mão de seus livros digitais. Bibliotecas inteiras na palma da mão. Dicionários, religião, clássicos. E eu me sinto antiquada em fazer meu chá e querer sentir o cheiro do livro novinho. Pequenos prazeres. Estou com insônia e extremamente curiosa sobre a neurociência. Esse autor escreve de forma interessante e acessível e foi muito elogiado pelo Stephen Hawking que esta me olhando da prateleira com seu Universo numa Casca de Nos.

Neste livro ele fala sobre como o inconsciente nos leva a tomar decisões. Fatores que são totalmente aleatórios mas que interferem em nossos julgamentos.

Como por exemplo, o Sol influencia nos investimentos na Bolsa de Valores em NY. Estudaram que os anos 2007 e 2008 do ultimo crash, fez mais chuva do que sol em NY e que os principais suportes da economia da Bolsa faziam seus investimento direto da cidade. Os anos em que os investimentos eram externos mesmo quando chovia em NY, se fazia Sol nos estados investidores a propensão em empreender era maior.
A pesquisa foi aplicada em todo o período de funcionamento da Bolsa de NY e também de outros países. E comprovou que o Sol e' um fator que influencia na propensão das pessoas em investir dinheiro. Ate as gorjetas para garçonetes são maiores em dias ensolarados.

Fizeram outra pesquisa sobre vinhos. Colocaram dois vinhos para serem degustados um de 10,00 e outro de 90,00. A maioria das pessoas disseram que o vinho de 90,00 era melhor. Mas o que nao sabiam era que se consistia no mesmo vinho, apenas com tarjas de preços diferentes.
Colocaram duas marcas de vinhos similares mas de nacionalidades diferentes, um alemão e um francês num mercado. Quando a musica de fundo era francesa havia uma saída maior de vinho francês e quando a musica era alemã aumentava a saída de vinho alemão.

Tem o paradoxo da Pepsi. Se as pessoas tomam as duas bebidas, Coca-Cola e Pepsi elas no geral preferem o sabor da Pepsi, sem ver a embalagem. Mas ao degustar vendo a imagem, elas logo se lembram dos comerciais e acabam preferindo a Coca-Cola. Isso porque o marketing gerou uma imagem de aconchego no inconsciente das pessoas, o que as leva a lembrar de sensações de intimidade com a marca e as fazem optar por ela.

São varias pesquisas embasadas, testes comportamentais e o que de mais novo descoberto na área neurocientifica. Fatores que foram avaliados que pareciam ser irrelevantes mas que fazem total diferença num julgamento e outras falso impressões que nos achamos que temos, mas que são meras conexões semânticas, sinapses e valores enraizados em nossas vivencias.

O que for interessante eu coloco aqui.