quinta-feira, 20 de junho de 2013

Subliminar

Parte I - O Cérebro Duplo 

O Novo Inconsciente

O coração tem razões que a própria razão desconhece - Blaise Pascal

Ha muito os psicólogos sabem que a luz do sol exerce sutis efeitos positivos no comportamento humano. Por exemplo, um pesquisador recrutou seis garçonetes do restaurante de um shopping de Chicago para estudar a relação entre as gorjetas recebidas e o clima durante treze dias da primavera escolhidos de forma aleatória. Provavelmente os clientes não sabiam que o clima os estava influenciando, mas, quando fazia sol, eles se mostravam bem mais generosos.

Pelo menos antes da crise financeira global de 2007 - 2008, boa parte da atividade de Wall Street devia-se a transações por conta própria - ou seja, grandes firmas negociando suas próprias contas. Como resultado, havia um bocado de dinheiro sendo transacionado por pessoas que sabiam se o sol estava brilhando em Nova York - pois moravam na cidade. Por essa razão, um professor de finanças da Universidade de Massachusetts resolveu analisar a relação entre o clima na cidade de Nova York e as alterações diárias nos índices de ações negociadas em Wall Street. Estudando os dados entre 1927 e 1990, ele descobriu que tanto o clima muito ensolarado quanto o totalmente nublado influenciam o preço das ações.

Ha perigos inerentes no que e' chamado de pesquisa de dados, o peneiramento de informações no atacado para descobrir padrões ainda não reconhecidos. De acordo com as leis da probabilidade, se você olhar bem ao redor, esta sujeito a encontrar alguma coisa interessante. Essa "coisa interessante" pode ser um artefato do acaso ou uma tendência real, e identificar a diferença entre os dois exige um bocado de pericia. O ouro dos tolos da pesquisa de dados são as correlações estatísticas que parecem surpreendentes e profundas, apesar de insignificantes.  

No caso do estudo da luz do Sol, se a relação entre o preço das ações e o clima fosse uma coincidência, provavelmente ninguém encontraria essas correlações nos dados a respeito de bolsas de valores em outras cidades. Por isso, outra dupla de pesquisadores repetiu esse estudo analisando o mercado de ações de 26 países entre 1982 e 1997. Eles confirmaram a correlação. Segundo suas estatísticas, se um ano incluísse apenas dias perfeitamente ensolarados, o retorno da Bolsa de Valores de Nova York teria chegado a uma media de 24,8%, enquanto em um ano com dias completamente nublados terias chegado a media de apenas 8,7%.

Todos nos tomamos decisões pessoais, financeiras e de negócios confiantes de que pesamos de forma apropriada todos os fatores importantes e agimos de acordo com eles - e que sabemos como chegamos a essas decisões. Mas conhecemos apenas as nossas influencias conscientes, e por isso temos uma visão parcial delas. Como resultado, nossa visão de nos mesmos e de nossas motivações, e da sociedade, e' como um quebra-cabeça em que falta a maior parte das pecas. Nos preenchemos os espaços em branco e fazemos advinhacoes , mas a verdade sobre nos e' muito mais complexa e sutil do que aquilo que pode ser entendido como um calculo direto de mentes conscientes e racionais.

Nos percebemos, lembramos nossas experiências, fazemos julgamentos e agimos - mas em todas essas atitudes somos influenciados por fatores dos quais não temos consciência. A verdade e' que nossa mente inconsciente esta ativa, e' independente e tem um propósito. Esta mente pode estar oculta, mas seus efeitos são muito visíveis, pois tem um papel critico na formação da maneira de como nossa mente consciente vivencia e responde ao mundo.   

Para dar inicio a nossa turnê pelas áreas ocultas da mente, vamos considerar a maneira como recebemos a informação sensorial, os caminhos conscientes e incoscientes pelos quais absorvemos informações sobre o mundo físico.

Os aspectos subliminares e tudo o que acontece conosco podem parecer pouco importantes na vida cotidiana, ... [mas] são as raízes quase invisiveis de nossos pensamentos conscientes. Carl Jung