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Os sete buscam Mirdad no Ninho da Águia
Ele adverte-os de nada fazerem no escuro
Naronda: Nesse dia Micayon e eu não comparecemos às devoções matinais. Shamadam notou nossa ausência e, tendo sabido de nossa visita noturna ao Mestre, ficou grandemente aborrecido. Não demonstrou porém, seu aborrecimento, guardando a demonstração para outra oportunidade.
Os demais companheiros ficaram muito intrigados con nosso comportamento e logo quiseram saber qual a sua razão. Alguns pensaram que havia sido o Mestre que nos aconselhara a não orar. Outros fizeram curiosas conjecturas sobre sua identidade, dizendo que ele nos havia chamado à noite para dar-se a conhecer somente a nós. Ninguém acreditava que ele fosse o Clandestino. Todos, porém, queriam vê-lo e inquirí-lo sobre muitas coisas.
Tinha o Mestre, por costume, depois de terminar seus serviços na Arca, passar as horas na gruta que ficava em frente ao Abismo Negro, gruta essa que nos era conhecida pelo nome de Ninho da Águiaá fomos procurá-lo, todos nós, menos Shamadam, na tarde desse dia, e o encontramos em profunda meditação. Seu rosto estava iluminado e mais ainda resplandeceu quando, ao levantar os olhos, nos viu.
Mirdad: Quão rapidamente encontrastes vosso ninho! Mirdad regojiza-se em vós.
Abimar: A Arca é nosso ninho. Como dizeis que esta gruta é nosso ninho?
Mirdad: A Arca já foi um ninho.
Abimar: E agora que é?
Mirdad: A toca de uma toupeira, infelizmente!
Abimar: Oito toupeiras felizes, e com Mirdad são nove.
Mirdad: Como é fácil zombar e como é difícil compreender! No entanto, a zombaria sempre zomba do zombador. Por que fazer trabalhar a língua em vão?
Abimar: Sois vós que zombais de nós ao chamar-nos de toupeiras. Desde quando merecemos esse apelido? Não temos conservado aceso o fogo de Noé? Esta Arca, que foi antigamente um abrigo para um punhado de mendigos, não foi transformada por nós em um local mais rico do que o mais rico palácio? Não lhe ampliamos as fronteiras até haver-se tornado um poderoso reino? Se somos toupeiras, realmente somos toupeiras-mestras.
Midad: Está aceso o fogo de Noé, mas somente no altar. De que
Nvale isso, a não ser que sejais vós mesmos o altar, e o coração, o óleo e a lenha?
A Arca está agora sobrecarregada de ouro e prata, e por isso range e joga fortemente, pronta para or a pique. Antogamente a Arca-Mãe estava sobrecarregada de vida e não levava peso morto; por isso, as profundidades eram impotentes contra ela.
Cuidado com o peso morto, meus companheiros. Tudo é peso morto para o homem que tem firme fé em sua divindade. Ele mantém-se no mundo, porém não lhe carrega o peso.
Digo-vos que, a não ser que deiteis fora vosso ouro e vossa prata, eles arrastar-vos-ão para o fundo, pois o homem é preso por tudo aquilo que lhe agarra. Deixai de agarrar as coisas, e elas não vos prenderão em suas garras.
Não ponhais preço a coisa alguma, se não quiserdes marcar um preço para vossa vida.
A vida do homem não é mais cara do que aquilo que lhe é mais caro. Tende cuidado em não considerar vossa vida, cujo preço é incalculável, tão barata quanto o ouro.
Ampliastes em léguas as fronteiras da Arca. Mesmo que as tivésseis levado até os confins da terra, ainda estaríeis encerrados e limitados. Mirdad gostaria de ver-vos cingidos e cobertos com o infinito. O mar não é mais do que uma gota; no entanto, não cinge e não cobre ele a terra? Quão mais infinito mar é o homem! Não sejais infantis a ponto de o medirdes da cabeça aos pés e pensardes que haveis encontrado seus limites.
Podeis ser toupeiras-mestres, conforme disse Abimar; mas somente como as toupeiras que trabalham nas trevas. Quanto mais trabalhado é seu labirinto, mais longe do sol está sua face. Conheço vossos labirintos, Abimar. Vós sois um punhado, como dissestes, supostamente desligados de todas as tentações do mundo e consagrados a Deus. No entanto, sinuosas e escuras são as veredas que vos ligam ao mundo. Não escuto vossas paixões sibilar e agotar-se? Não vejo vossas invejas rastejar e contorcer-se sobre o próprio altar de vosso Deus? Podeis ser um punhado, mas, oh, quantas legiões há nesse mundo!
Fôsseis vós, realmente, as toupeiras-mestras que dissestes ser, e de há muito terieis feito um túnel, não só através da terra, mas também através do sol e de todas as outras esferas que giram no firmamento.
Deixai que as toupeiras cavem suas escuras veredas com o focinho e as patas. Vós não precisais mover uma pestana para encontrardes vossa estrada real. Sentai-vos neste ninho e deixai que a imaginação trabalhe. Ela é vosso divino guia por maravilhosos tesouros do ser que é vosso reino. Segui vosso guia com coração forte e impávido. Suas pegadas, estejam elas na mais distante estrela, servir-vos-ão de sinal e de certeza de que já fostes plantados lá, pois não podeis imaginar coisa alguma que não seja parte de vós.
Uma árvore não pode espalhar-se além de suas raízes. O homem, porém, pide espalhar-se até o infinito, pos tem nele suas raízes.
Não determineis limites para vós. Espalhais-vos até não haver regiões em que não estejais. Espalhai-vos até encontrardes Deus onde quer que vos encontreis. Espalhai-vos! Espalhai-vos!
Nada façais nas trevas, supondo que as trevas são um manto impenetrável. Se não vos envergonhais de ser homens cegados pelas trevas, envergonhai-vos, ao menos, de ser como o morcego e o vagalume.
Não há trevas, meus companheiros. Há graus de luz que satisfazemàs ne nessidades de todas as criaturas do mundo.
Vosso dia claro é crepúsculo para a fênix. Vossa noite fechada é dia claro para a rã. Se as trevas podem ser descobertas, como poderão elas servir de coberta ao que quer que seja?
Não procureis encobrir coisa alguma. Se nada revelar vosso segredos, eles serão revelados pela cobertura. Não mostra a tampa o que está na panela? Ai da pabela cheia de serpentes e vermes, quandoa tampa for removida.
Em verdade vos digo, nenhum alento sai de vossos pulmões que não espalhe aos quatro ventoso último alento de vosso peito. Nenhum olhar deixa os olhos que não leve consigo todo o olho - sua cobiça e seu medo, seus sorrisos e suas lágrimas. Nenhum sonho jamais entrou por porta alguma, que não batesse primeiro a todas as outras portas. Tende, pois, cuidado em como olhais. Tende cuidado quanto aos sonhos qie deixais entrar ou sair por vossa porta.
Se quiserdes, porém, ser livres de cuidados e sofrimentos, Mirdad mostravor-vos-á o caminho.
The Book of Mirdad
Lectorium Rosicrucianum
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The seven central Mirdad the Eagle's Nest
He warns them of doing nothing in the dark
Naronda: In this day and I do not Micayon we attended the morning devotions. Shamadam noticed our absence and, having learned from our nocturnal visit to the Master, was greatly upset. Not however, showed his annoyance, guarding the demonstration for another opportunity.
The other companions were very intrigued with our behavior and then wanted to know what your reason. Some thought it was the Master who advised us not to pray. Other curious conjectures made about his identity, saying he had called in the evening to make themselves known only to us. Nobody believed he was the Speakeasy. All, however, wanted to see him and ask about many things.
Had the Master, by custom, after finishing his service in the Ark, spend hours in the cave that was in front of the Black Hole, that this cave was known by the name Nest Águiaá went looking for him, all of us, least Shamadam on the afternoon of that day, and found in deep meditation. His face was lit and shone still more when, looking up, saw us.
Mirdad: How quickly did you find your nest! Mirdad rejoices in you.
Abimar: The Ark is our nest. How do you say that this cave is our nest?
Mirdad: The Ark was once a nest.
Abimar: And now what is it?
Mirdad: A burrow of a mole, alas!
Abimar: Eight happy moles, and Mirdad is nine.
Mirdad: How easy to mock and understand how difficult it is! However, always mocks mocking derision. Why make the language work in vain?
Abimar: It is you who zombais us by calling us moles. Since when did deserve that nickname? Have not kept lit the fire of Noah? This Ark, which was formerly a shelter for a handful of beggars, not processed by us in a richer place than the richest palace? Do not you expanded the boundaries to be become a powerful kingdom? If we are moles, moles are really mainstays.
Midad: You lit the fire of Noah, but only at the altar. Of which
Nvale that, unless ye yourselves the altar, and the heart, the oil and the wood?
The Ark is now overloaded with gold and silver, so range and plays strongly, or ready for the chop. Antogamente the Ark-Mother was overwhelmed with life and not carrying dead weight, so depths were powerless against it.
Beware the dead weight, my companions. Everything is dead weight for the man who has firm faith in his divinity. He remains in the world, but does not carry his weight.
I tell you, unless deiteis out your gold and your silver, they will drag you to the bottom, because man is arrested for anything that grabs you. Let grabbing things, and they will not hold you in its grip.
Do not set price on anything, if ye will not mark a price on your life.
Man's life is not more expensive than what it is more expensive. Be careful not to consider your life, whose price is incalculable, as cheap as gold.
Ampliastes leagues in the borders of Noah. Even if you had taken to the ends of the earth, yet you would be limited and closed. Mirdad would like to see you girded and covered with the infinite. The sea is no more than a drop, however, does not cover it and girds the earth? How much endless sea is the man! Be not the point of the infant medirdes from head to toe and pensardes which ye found your limits.
You may be moles masters as Abimar said: but like moles working in darkness. The more worked your maze, farther from the sun is your face. I know your mazes, Abimar. Ye are a handful, as you said, supposedly disconnected from all temptations of the world and consecrated to God. However, winding and dark are the paths that connect you to the world. I do not hear your hiss and agotar up passions? I see your jealousy crawling and wriggling on the altar of your God? You can be a handful, but, oh, how many legions there in this world!
Ye were really the moles you have said be-master, and ye had made a long tunnel, not only by land but also through the sun and all the other spheres that revolve in the firmament.
Let the moles dig paths with his dark muzzle and paws. You have need not move an eyelash to you meet your royal road. Sit in this nest and let the imagination work. It is your divine guide pair of wonderful treasures being that is your kingdom. Follow your guide with strong and fearless heart. His footprints, they are the farthest star, signal and make sure that you were already planted there you will serve, because you can not imagine something that is not part of you something.
A tree can not spread beyond its roots. But man, pide spread out to infinity, pos it has its roots.
Not determineis limits to you. Scattered yourselves until no regions in which there may be. Scatter until you meet God wherever you find yourselves. Scatter! Scatter!
Do nothing in the darkness, the darkness is assuming an impenetrable cloak. If you are not ashamed of being men blinded by darkness, be ashamed, at least, to be like the bat and firefly.
There is no darkness, my companions. There are degrees of light satisfazemàs ne nessidades of all creatures in the world.
Your clear day is twilight for Phoenix. Your night closed course for frog day. If darkness can be discovered, as they may serve as a cover to whatever?
Do not try to cover up something. If nothing reveal your secrets, they will be revealed for coverage. Not the cover shows what is in the pot? Ai's full of snakes and worms, quandoa pabela cover is removed.
Truly I tell you, no breath out of your lungs that do not spread to the four windy last breath of your chest. No glance leaves the eyes that can not take the entire eye - his greed and your fear, your smiles and your tears. No dream ever entered by a door, which did not strike first to all other ports. Tends therefore careful how eyelets. Be careful about dreams qie let enter or leave by your door.
If you would, however, be free from care and suffering, Mirdad mostravor you will the way.