Acabei de fazer um cadastro e uma reclamação para a OUVIDORIA DA UNIÃO contra os CORREIOS. Se a empresa que é um monopólio federal não toma uma providência eu tomo. Se o pacote extravia mesmo depois de passar pela receita federal e ser entregue aos CORREIOS, o mesmo demora 114 dias uteis dentro 161 dias totais para informar que a encomenda extraviou e a unica medida é pedir o reembolso direto com site vendedor. E se alguém for receber indenização são os vendedores não os consumidores. Ah é? Foi criado um mecanismo de impunidade. Os Correios lavam as mãos. COMIGO NÃO.
A minha manifestação está aqui:
Descrição da Manifestação: Fiz uma compra no site chinês AliExpress no dia 10 de Outubro de 2017. Dia 27 de Novembro de 2017 ela foi liberada sem impostos entrega em 40 dias úteis. Se passaram 161 dias corridos e 114 dias úteis. Entrei em contato pelo site dos Correios e fiz uma manifestação que foi respondida muito depois do prazo dizendo que a minha encomenda havia sido extraviada e não constava no Fluxo postal. Para minha admiração a encomenda desapareceu e os Correios enviaram a mesma informação através da Ouvidoria a qual só se tem acesso depois de uma resposta da manifestação, a resposta automática e mesma dizendo: que o objeto foi extraviado e que somente o remetente tem direito a uma indenização. Quem fez a compra quer receber a compra. Isso cria um mecanismo de impunidade. A encomenda some dentro do sistema de entrega dos Correios. Os Correios enviam uma mensagem automática ao consumidor dizendo que o mesmo deve cobrar reembolso do remetente. Somente o remetente da China, dos EUA da Suíça etc tem direito a uma indenização. Como os funcionários sabem que raramente os remetentes podem e vão cobrar os Correios está criado um mecanismo de furto e impunidade. Como que uma calça, no caso da encomenda RU780215302CN (manifestação 87126749) pode ter desaparecido de dentro dos sistemas dos Correios? E por que demorou 114 dias para notarem. E por que nada foi feito para solucionar o mistério? Amanhã tenho uma audiência no PROCON-MG. E depois disso feito devo abrir um processo no Juizado Especial Pequenas Causas de Relações de Consumo. Os CORREIOS sendo um MONOPÓLIO do sistema de entregas no país, um órgão público deve ser mais transparente. Gostaria de utilizar a lei de acesso à informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011) para resolver o meu problema. Sendo que à constar nem as contas de cartão, de celular, internet, etc estão chegando em dia ou sequer chegam em minha residência. Moro em Belo Horizonte num bairro considerado nobre, Bairro de Lourdes. O prefeito mora neste bairro também. Meu cep: 30170-080. Não entendo como uma encomenda simplesmente desaparece e nada é feito. E digo mais entrei no site ReclameAqui uma das ferramentas de soluções entre Consumidores e Prestadores de serviços e há mais 60.000 reclamações e nenhuma sequer foi respondida. O único jeito é esperar os 40 dias e fazer uma manifestação que nunca é respondida no prazo. Para depois esperar mais uma semana e receber a mesma mensagem automática da OUVIDORIA DOS CORREIOS. Gostaria de uma solução mais inteligível que não zombe dos meus direitos como cidadã, com dignidade, respeito.
Atenciosamente,
DAPHNE CSENGER
Órgão ou Entidade: CGU – Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União
Cidadão: Daphne Csenger
Tipo de Manifestação: Denúncia
Prazo para Atendimento:09/04/2018
Órgão ou Entidade: CGU – Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União
Cidadão: Daphne Csenger
Tipo de Manifestação: Denúncia
Prazo para Atendimento:09/04/2018