quinta-feira, 2 de outubro de 2008

3º Grande Axioma: DA ESPERANÇA

Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.

Sobre como escapar quando as coisas vão mal.

E não há a menor dúvida de que irão mal. Pode apostar. Pode contar como certo que mais ou menos a metade das suas operações especulativas irão pro brejo antes de você alcançar a linha de chegada. Nos seus palpites sobre o futuro, vai errar a metade; a metade das suas opiniões sobre as forças econômicas serão equivocadas. A metade dos conselhos que ouvirá serão maus. A metade das suas esperanças estão condenadas a não se realizarem.

Mas anime-se. Isto não significa que vai perder um dólar para cada um que vier a ganhar. Se fosse assim, o negócio todo perderia o sentido. Isto é verdade só com os incompetentes. Jogadores e especuladores bem-sucedidos transam melhor as coisas. Em grande parte, progridem porque sabem o que fazer, sem hesitações, quando a maré se volta contra eles. Requer uma honestidade afiada como uma navalha.

Parte da vitória consiste em aprender a perder. Saber passar.
O amador fica na esperança que as suas cartas saiam, ou reza para que isso aconteça; o profissional estuda o meio de se safar quando não saem. Esta, provavelmente, a grande diferença entre os dois. Ajuda explicar por que o profissional não tem dificuldade em viver o jogo, enquanto o amador quebrará a cara sempre que sentar à mesa para enfrentar profissionais.

A incapacidade de abandonar o barco que esteja afundando provavelmente custou mais dinheiro a especuladores que qualquer outro erro.

Atenção às palavras: quando começa a afundar. Não espere até a metade estar submersa. Não reze, não espere nada. Não cubra os olhos e fique ali tremendo. Olhe em volta e veja bem o que está acontecendo. Estude a situação. Pergunte-se se o problema que vê crescendo tem solução. Procure indícios confiáveis e tangíveis de que as coisas estão melhorando; não vendo nada no gênero, comece a agir, sem mais delongas. Calma e decididamente, antes que o pessoal todo entre em pânico, abandone o barco e salve a sua pele. A tolerância deve beirar 10% a 20% de baixa de mercado. Aceite pequenas perdas, para se protejer das grandes.

Três obstáculos que devem ser superados:
- O medo de arrepender-se; do valor subir depois da sua retirada.
- Necessidade de abrir mão de parte de um investimento. Com a prática fica menos dolorosa.
- Dificuldade de admitir que você errou. Na maioria das vezes a maior dificuldade é admitir pra si mesmo que errou. Fique em frente ao espelho, se olhe nos olhos e diga: "Errei".

Não vale a pena deixar o dinheiro estagnado numa operação por anos apenas para garantir o ego. Os anos todos que o dinheiro passou estagnado poderia estar trabalhando. Poderia ter duplicado, até mais. Em vez disso, está onde estava quando o triste episódio começou. Recusar a aceitar que está errado é a mais errada das reações possíveis.

4º Axioma Menor: Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida. Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho.

Idealmente, deveríamos agradecer as nossas pequenas perdas, porque elas nos protejem das grandes. Mas seria pedir muito. Em todo caso, se não somos capazes ao menos podemos aceitar essas pequenas perdas com elegância. São realmente uma excelente proteção. Se você tem o hábito de cortar prejuízos, é difícil que venha a se machucar gravemente. A única maneira a ser apanhado num desastre é de surpresa. Crie o hábito de aceitar pequenas perdas. Se uma operação não funcionar, caia fora e saia para outra. Não fique sentado num barco afundando. Não se deixe apanhar em ratoeiras. "Quem espera sempre alcança."
Tente encarar assim: "Tudo bem, vamos lá, faz parte da vida. É o preço."

Estratégia Especulativa:
Não é para fcar parado, estático, quando surgem os problemas. Caia fora rápido. Não reze, não alimente esperanças. Esperanças e orações são ótimas, não há dúvida, mas não fazem parte do instrumental do especulador.
Seja duro, prático e sem sentimentalismos.
Porém, há três obstáculos a serem examidnados: medo de arrepender-se, incapacidade de abrir mão de parte de um investimento, e a dificuldade de admitir erros. Saber perder é essencial para o especulador. É parte da técnica do jogo. O fato de a maioria não conseguir aprender essa técnica é uma das principais razões por que existem tão poucos bons especuladores e jogadores.