sábado, 18 de outubro de 2008

O 9º Grande Axioma: DO OTIMISMO E DO PESSIMISMO

Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa como se lidará com o pior. Jamais faça uma jogada por otimismo apenas.

O otimismo sempre teve críticas favoráveis. É considerado um traço positivo da personalidade. Otimistas são pessoas alegres, animadas , bons companheiros para horas difíceis.

Uma genética sensação de esperança e expectativas positivas não podem fazer nenhum mal. "Vou aprender. Vou me dar bem. Vou conseguir." Realmente, sem um fundamento de esperança, como é que você vai virar especulador? Porém, no que se refere especificamente a transações de dinheiro, preste a maior atenção ao otimismo. Pode ser uma atitude mental extremamente perigosa.

Jogadores profissionais têm perfeita noção disto. É um dos seus mais eficazes instrumentos para limpar os bolsos de amadores.

No poker, quando um profissional se defronta com uma situação na qual, pelas probabilidades, não deve apostar, ele não aposta. Passa. Abandona o que já pôs na mesa, mas evita perdas maiores.

Em situação idêntica, o amador se atrapalha todo no otimismo. "Posso dar sorte", pensa ele. "Talvez saia a carta de que eu precise . . . Talvez esse cara esteja blefando. . ."

De vez enquando é verdade, o amador dá sorte. Acontece o que as probabilidades diziam que não aconteceria. O amador derrotou as probabilidades um número suficiente de vezes para manter vivo o seu louco otimismo. É assim que ele continua apostando em paradas perdidas. Vez por outra é possível derrotar as probabilidades, mas não sempre. Geralmente, se as probabilidades disserem que você está frito, está mesmo. Sabedor disto, e sabendo como é fácil convencer o amador a apostar quando não deve, o profissional fica rico.

O profissional não tem otimismo. O que ele tem chama-se confiança. Confiança nasce do uso construtivo do pessimismo.

Descendo pelo vale das sombras, o otimista sorri e diz: as coisas nunca são tão ruins quanto parecem. Em vez de dito, isto as vezes é cantado. Existem, sobre o tema, quase tantas canções quantas sobre o amor não correspondido. É mesmo um bom tema, meloso, mas jamais permita que se misture à sua filosofia financeira. No poker, e numa porção de outros mundos especulativos, quase sempre as coisas são tão ruins como parecem. Muitas vezes são até bem piores. Se quiser, aposte que são melhores; porém, na ausência de provas, concretas em contrário, estará sendo superotimista. Na maioria das vezes, o curso mais seguro é presumir que, se uma situação parece ruim é ruim.

"Jamais faça uma jogada por otimismo apenas". Em vez disto, saia atrás da confiança. Confiança não vem de se esperar o melhor; vem de saber como se lidará com o pior.

O profissional de poker, sabe o que fazer se as cartas se voltarem contra ele. Naturalmente, espera que isto não ocorra, mas não larga o seu destino por conta dessa esperança. Entra no jogo preparado e equipado para, se estiver numa maré de pouca sorte, manter a cabeça fria Pessimismo construtivo é isso.

Assumir riscos não tem nada de errado, é lógico. Afinal, especulação é exatamente pôr o seu dinheiro num projeto cujo o resultado não é previsível. Praticamente todos os projetos são de resultados imprevisíveis. Os assuntos humanos não mostram padrões confiáveis. Não há previsão em que se possa confiar.

Saber como lidar com o pior - isto é confiança.

A sensação produzida pelo otimismo é boa, daí ser ele tão traiçoeiro. É uma sensação muito melhor que a do pessimismo. É uma atração hipnótica. Como as sereias da antiga lenda grega, que com seus cantos atraíam os marinheiros para a morte nos rochedos.

Ao iniciar qualquer negócio tem um número ilimitado de possibilidades futuras, algumas boas, outras más, todas igualmente possíveis. Tanto é possível que você suba como desça. Mas, quais as possibilidades que você acha mais prováveis? As boas, claro.

Otimismo do homem é provavelmente incurável. Mantendo um olho para espiar um futuro impenetrável, esperamos o melhor, nos convencemos a esp erar o melhor. Talvez seja impossível a vida sem otimismo. As especulações seriam impossíveis, com toda certeza. O próprio ato de ariscar é uma afirmação de otimismo em relação ao resultado desconhecido. Aí está o paradoxo: o otimismo, que dá uma sensação boa e pode até ser necessário, escapando do controle é capaz de nos levar à catástrofe financeira.

Na antiga lenda, para passar o barco pelas sereias, Odisseu tapou com cera os ouvidos da sua tripulação e se amarrou ao mastro. Essas defesas não são eficazes contra o canto dos otimistas. Você jamais conseguirá bloquear totalmente a canção; afinal de contas, você também é gente, é humano. O que pode, sim, é manter-se atento à inclinação otimista da sua bússola interna, e ficar alerta aos seus perigos.

Quando se sentir otimista, tente examinar se essa sensação gostosa encontra, realmente, justificativa nos fatos.

Estratégia Especulativa:
O 9º Grande Axioma adverte que o otimismo pode ser inimigo do especulador. Dá uma sensação boa e, por isso mesmo, é perigoso. Costuma toldar completamente o raciocínio. Pode levá-lo a caminhos sem saída. E, ainda que haja saída, o otimismo é capaz de persuadí-lo a não a utilizar.

O Axioma diz que não se deve entrar em nenhuma jogada apenas com otimismo. Antes de pôr o seu dinheiro num negócio, pergunte-se como se safará se der errado. Tendo isto muito bem resolvido, já tem em mãos algo mais que mero otimismo. Tem confiança.