segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O 8º Grande Axioma: DA RELIGIÃO E DO OCULTISMO

É provável que entre os desígnios de Deus para o Universo se inclua o de fazer você ficar rico.

Se Deus existe - questão sobre a qual os Axiomas não têm opinião -, não existe nada que prove que o ser supremo esteja se importando se você morre rico ou pobre. Várias vezes, na verdade, a Bíblia diz que, do ponto de vista da manutenção de uma alma sadiamente cristã ou judaica, ser pobre é até melhor. Muitas religiões orientais dizem a mesma coisa. ( E certa vez Abraham Lincoln observou que Deus devia gostar muito dos pobres, já que tinha feito tantos deles.).

Apoiar-se no sobrenatural tem o mesmo efeito que apoiar-se em previsões ou em ilusões de ordem. Tem a capacidade de atraí-lo para um estado perigosamente despreocupado. Deus é capaz de fazer muito por você, mas uma coisa que não preocupa a Ele é o seu saldo no banco . Isto é problema seu. Só seu.

12º Axioma Menor: Se astrologia funcionasse, todos os astrólogos seriam ricos.

A proposta aqui oferecida à sua consideração é a seguinte: se você se sente atraído pela astrologia, ou por qualquer outra doutrina mística ou sobrenatural, então mergulhe de cabeça na sua substância e espírito. Divirta-se, torne-a parte de sua vida, faça o que quiser. Porém, antes de tentar utilizá-la para ganhar dinheiro, preste a si mesmo um favor. Dê uma olhada nos praticantes dessa doutrina, especialmente nos que afirmam serem os seus mestres, sacerdotes ou gurus, e faça uma única pergunta: Eles estão ricos?

Conforme descobrirá. astrólogos e seguidores da astrologia, como grupo, não são nem mais nem menos ricos do que ninguém. O mesmo se aplica a quem acredita em tarô , poderes da mente ou qualquer outro sistema místico, pseudocientífico ou religioso. No que se refere a dinheiro andam tão no escuro, aos tombos, quanto qualquer um. Alguns são ricos, alguns são pobres.

Se astrologia funcionasse, todos os astrólogos seriam ricos. O mesmo vale para o tarô. Qualquer um pode acertar uma ou duas, mas o teste verdadeiro para qualquer hipótese de se ganhar dinheiro é se funciona sempre.

> Acredito que há uma Gestalt no horóscopo, de pessoas que leêm todos os dias e acreditam naquela "sorte" proferida. Mas não serve como doutrina.

13ºAxioma Menor: Não é necessário exorcisar uma supertição. Podemos curti-la, desde que ela conheça o seu lugar.

A maioria de nós carrega consigo algumas supertições. Mesmo que não sejamos devotos em tempo integral de alguma linha ocultista como a astrologia, andamos sempre com amuletos e temos aversão ao 13.

Porém, se você tem alguma dessas crenças, inteira ou pela metade, não há menor necessidade de embarcar em nenhum trabalhoso programa para livrar-se dela. De qualquer forma, esses programas não dão certo. Se não gosta de passar embaixo de escada, não gosta e ponto. Em vez de tentar exorcizar isso, o que tem que fazer é descobrir como e quando esse dado pode desempenhar um papel razoável na sua vida financeira.

Existe um modo de permitir que uma supertição invada a sua vida financeira, e existe um tempo certo de fazê-lo. Um de cada, e somente um. Todos os demais modos e tempos podem levá-lo ao desastre.

O modo de fazê-lo é rindo.
O tempo de fazê-lo é quando se encontra numa situação que não se presta, de algum modo à análise racional.

Exemplo: escolher um número para comprar um bilhete ou jogar no bicho. Qualquer um serve, são todos iguais. Não há análise a fazer. Nenhum volume de cogitação lhe dará a mais microscópica vantagem sobre os jogadores. O resultado será determinado por pura sorte.

Estratégia Especulativa:

Basicamente o dinheiro e o sobrenatural fazem uma mistura perigosa, que pode explodir na sua mão. Mantenha os dois mundos bem separados. Não há a menor prova de que Deus se interesse pelo seu saldo bancário; tampouco existem indícios de que alguma crença ou prática ocultista tenha produzido, de forma coerente, bons resultados financeiros para seus devotos. O máximo que já aconteceu foi alguém ocasional e isoladamente, acertar uma vez na mosca. Isto costuma chamar muita atenção, mas só prova que golpes de sorte acontecem.

Esperar ajuda de Deus, do oculto ou de poderes mentais é não apenas inútil, é perigoso. Pode acabar por levá-lo a um estado de graça, sem preocupações, o que conforme já vimos, é um péssimo estado para um especulador. Zelando pelo seu dinheiro, parta do princípio de que está absolutamente só. Apóie-se exclusivamente nos seus próprios talentos.