segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O FOGO

A Terra Preta
Wyrd oft unfaegne eorl, ponne his ellen deah. - A menos que este esteja condenado, a fortuna está apta a favorecer o homem que mantém os nervos no lugar. - Beowulf

A antiga casa era uma enorme cabana em formato octogonal -seguindo o padrão de uma oca indígena ou uma sauna rústica - com várias janelas envidraçadas voltadas para cada ponto cardeal, como se fosse uma imensa rosa-dos-ventos arquitetônica.

Platô do Colorado : Monte Hesperus; que os Diné chamavam de Dibé Nitsaa: Montanha Negra.
Junto com os Sisnaajinii (montanha branca , ou Monte Blanco) a leste, Tsoodzil (montanha azul, ou Monte Taylor) ao sul e Dook'o'osliid (montanha amarela, ou Picos de San Francisco) a oeste, as quatro demarcavam os quatro cantos de Dinétah - "Lar dos Diné", como os Navajo chama a si mesmos. Elas também apontam para o alto platô sobre o qual eu me encontrava: Four Corners, o único lugar dos EUA onde quatro estados - Colorado, Utah, Novo México e Arizona -  se encontram em ânguloas retos para formar uma cruz..

O octógono era uma sala de uns trinta metros de comprimento por nove de altura. O fosso do fogo ficava no centro, com um chapéu de cobre acima dele, com várias panelas penduradas, e se erguia até a chaminé de pedra, levando a fumaça até o céu. O local parecia uma enorme tenda indígena, exceto pelo maciço mobiliário espalhado por todos os lados. Minha mãe sempre fora contra coisas nas quais as pessoas podiam se sentar, mas havia nosso grande piano de cauda feito de ébano, um aparador, algumas escrivaninhas, mesas de biblioteca, estantes giratórias e uma mesa de bilhar que ninguém jamais usou.

* O GPS do automóvel não para de dizer que estou no Purgatório, e estou bastante inclinada a aceitar a idéia. Não vemos nada parecido com civilização há horas. ... Meu carro está parado na estrada em algum lugar perto de uma cidade que promove a si mesma como o estágio anterior ao Inferno. Não há nada comestível por aqui . Meu motorista se recusa a se mexer caso não receba uma dose de vodka.

ACIMA COMO ABAIXO

*... vi que a rainha preta estava faltando e fora colocada no local em que a bola oito deveria estar.

A sensação era a mesma de ser lançada no interior de um vórtice. Comecei a sentir o jogo que fora começado. Deus do céu, como eu sentia falta daquilo. Como eu fora capaz de abandonar isso? Não era nada parecido com droga, como algumas pessoas costumavam dizer. ERA UMA INFUSÃO DE VIDA.