quinta-feira, 7 de novembro de 2013

LOVE - SARAMAGO

O Amor não Tem nada que Ver com a Idade. Penso saber que o amor não tem nada que ver com a idade, como acontece com qualquer outro sentimento. Quando se fala de uma época a que se chamaria de descoberta do amor, eu penso que essa é uma maneira redutora de ver as relações entre as pessoas vivas. O que acontece é que há toda uma história nem sempre feliz do amor que faz que seja entendido que o amor numa certa idade seja natural, e que noutra idade extrema poderia ser ridículo. Isso é uma ideia que ofende a disponibilidade de entrega de uma pessoa a outra, que é em que consiste o amor. 

Eu não digo isto por ter a minha idade e a relação de amor que vivo. Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira, e se acontece, há que recebê-lo. Normalmente, quem tem ideias que não vão neste sentido, e que tendem a menosprezar o amor como factor de realização total e pessoal, são aqueles que não tiveram o privilégio de vivê-lo, aqueles a quem não aconteceu esse mistério. 


José Saramago, in "Revista Máxima, Outubro 1990"




Love does not have anything to do with age . I think I know that love has nothing to do with age , as with any other feeling . When one speaks of a time that would be called discovery of love , I think this is a simplistic way of looking at relationships between people alive . What happens is that there is a history not always happy love that makes it understood that love a certain age is natural , and that another extreme age could be ridiculous. This is an idea that offends delivery availability of one person to another , which is what constitutes love.


I do not say this because my age and love relationship alive. Learned that the feeling of love is no more or less strong according to age , love is a possibility of a lifetime , and if it happens , it must receive it . Usually , those who have ideas that are not going in this direction , and we tend to underestimate the love as a factor of total fulfillment and personal, are those who have not had the privilege of living it , those who did not happen this mystery .


José Saramago , in " Max Magazine , October 1990 "