The Antique Cathar Mysteries
"Quem ama sua vida perdê-la-á; e quem aborrece sua vida neste mundo guardá-la-á para a vida eterna! - JESUS
Sem dúvida Matheus estava pronto para enfrentar a última fase de sua iniciação, para oferecer o sacrifício de sua vida, finalidade suprema de sua longa preparação.
Mas, então, ainda lhe faltava o aniquilamento de sua matéria, o ato de restituir ao pó o que nada mais é, senão o pó.
Devia morrer antes de elevar-se em Espírito. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim. - Jesus.
Eis por que, antes de passar pelo pentáculo de Belém, antes de receber o consolamentum, sacramento da mortr da matéria, o futuro Perfeito devia abandonar sua lagarta.
A lagarta torna-se crisálida ao deixar seu primeiro envoltório; para tornar-se homem-espírito ele devia preparar o abandono de seu invólucro material.
Ele compreendeu o mistério das três grutas sagradas, sobrepostas, coligadas à capela do Eremita, que seus mestres haviam denominado: Kepler, Mès-Naut e Ka, de baixo para cima.
O Mestre chegou a Kepler, retirou uma pedra pentagonal, rente ao chão, para abrir uma passagem, e explicou a Matheus:
- Meu filho, aqui está o mistério da morte, da reformação e da transformação. Não esqueças as palavras do Mestre ao ir ao sepulcro de Lázaro: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá! E todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.
Tu sabes que para reviver Espírito é preciso abandonar para sempre a matéria. Olha, é neste lugar que, durante quatro dias, saberás como desembaraçar-te dela. Serás digno, neste momento, de te elevares até a gruta de cima, Mès-Naut.
Serás crisálida, homem-espírito, que livraremos, em Belém, de toda materialidade.
O Perfeito, irmão em quem te tornarás, terás apenas um objetivo: saber elevar-se através do caminho das estrelas até Ka, a terceira gruta acima de tua cabeça.
A transformação, ó Matheus, fará de ti, então digno apóstolo do nosso divino Mestre: serás alma-luz pela eternidade. O caminho de Cristo, o caminho do Santo Graal, é duro; mas é belo!
Mais um esforço, meu caro filho, ainda um pouco de coragem. Teu triunfo está próximo.
Matheus entrou resolutamente em Kepler, a pequena gruta de baixo: era simplesmente uma tumba, de tamanho suficiente para que ele pudesse movimentar-se e levantar-se.
...
Matheus estava numa tumba, mas deu-se conta de que não fora esquecido e que seu estado provisório não era o abandono de seu corpo material restituído ao pó, mas a sobreposição de seu corpo espiritual ao seu corpo material, o que constitui a reformação indispensável.
O Perfeito, o super-homem, tinha necessidade, para desempenhar a sua missão na terra e durante sua vida, de seu corpo como portador de seu espírito-diretor; o sacrifício total era pedido unicamente com essa finalidade: sempre mais alto, Mès-Naut.
A partir dessa compreensão, todas as lições de seus irmãos maiores lhe vieram à mente, e em profusão, entretendo-o, em seu isolamento, por longos momentos, numa classificação indispensável: um egípcio morria em Osíris. Do mesmo modo, um cristão morre em Cristo - in Christo morimur.
As palavras de Paulo lhe abriram o sentido desse sagrado mistério: os fiéis são os co-herdeiros de Cristo.
A união mística mostrou-lhe a herança egípcia e sua natureza cósmica com: seu corpo físico, seu espírito, sua alma.
As nobre palavras de Hermes ressoaram na tumba:
Queres viver com os deuses? Queres tornar-te um deus? Sê, pois, digno disso! Que tua coduta sobre a terr seja conforme a vontade dos deuses; que ela siga a ordem divina do cosmo! Então, os deuses não terão vergonha de tua presença e poderás falar-lhes de igual para igual.
Desligar-se da terra, ser cativado peli ideal de perfeição da alma, significa nascer como homem perfeito e morrer para o mundo do além.
A morte terrestre nada mais é do que um novo nascimento, renascimento no Espírito, um rejuvenescimento do Eu profundo.
No momento em que o corpo terrestre cessa de desempenhar um papel ativo, Ka desempenha, depois da morte, o papel do corpo terrestre durante a vida. Ka é a alma-luz, o corpo astral.
O Espírito é a parte eterna do ser humano; a vida normal do Espírito está condicionada, primeiramente, por sua justificação e, em seguida, por sua purificação ritual e por sua santificação no seio de Cristo!
Abandonar a matéria, livrar-se dela moralmente, é a lagarta retornando à terra. A lagarta reforma-se em crisálida, assim como o homem-matéria reforma-se em homem-espírito.
A pequena gruta Kepler, matéria, remete à gruta Mès-Naut, Espírito. Depois, Belém consagra esse estado.
Porém Ka, a terceira gruta sagrada, permanece o alvo supremo de todo Perfeito: sua transformação de homem-espírito em alma-luz, corpo astral.
Com efeito, a crisálida deve transformar-se em alma perfeita (inseto perfeito).
Eu sou o hoje
Eu sou o ontem
Eu sou o amanhã!
Eu sou a alma divina e misteriosa
Minha irradiação ilumina todo ser ressussitado
Que, enquanto passa no reino dos mortos
Por transformações sucessivas
Procura seu caminho penosamente
Através da região das trevas.
Livro dos Mortos / cap. 64
... da vida material à vida espiritual, a transformação da alma.
... reconduzido aos mistérios egípcios:
Desespero de uma alma que sofre no além com o espetáculo de suas próprias imperfeições na terra, e que aspira por resgatá-las.
Ó Deus da verdade e da justiça!
Destrói o mal que está em mim!
Faze desaparecer minha maldade, meus crimes.
Varre do meu coração todo o mal
Que poderia separar-me de ti,
A fim de que eu esteja em paz contigo!
Livro dos Mortos - Cap. 14
...
Após a morte física, liberto da matéria, revestido pelo envoltório sutil, o corpo astral, que é ameaçado de uma segunda morte. Terceira parte da metamorfose, da transformação, medo terrível para o finado. Com efeito: Para tornar perfeitos os espíritos santificados, é preciso o sacrifício livremente consentido do ser humano purificado, santificado, que atingiu a perfeição divina.
Livro dos Mortos - Cap. 130